segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Feliz Natal... e Boas Leituras!





A Biblioteca Andarilha deseja a todos os utilizadores:


Um Feliz Natal


Um Próspero Ano Novo


e


  Boas Leituras!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vidas...

Após uma vida de dedicação ao ensino, o prof. Reinaldo Campanela, tem agora mais tempo para a leitura.
São vários os géneros literários de que gosta, demonstrando especial interesse pelos romances e literatura que mencione factos da guerra colonial. Neste momento dedica-se à leitura de biografias, daqueles que pelo talento se imortalizaram.
Para quem partilha dos mesmos gostos literários, fica aqui a sugestão do Sr. Reinaldo.
      

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Expressões...


A construção colectiva deste quadro pelas crianças do pré-escolar de Baleizão foi inspirada no conto tradicional Os dois Corvos, apresentado no âmbito do projecto "A Mala das Sensações".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Biblioburro...




...uma Biblioteca Itinerante na Colômbia! Veja o vídeo!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Páginas Tantas...

...é a designação escolhida para o programa - Escolas, que constituirá a oferta permanente da Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, para 2012/2013.
Pretende-se que as escolas que integram o Projecto de Leitura em Meio Rural promovido pela Biblioteca Andarilha,  também participem nestas actividades.
O programa foi definido de forma a responder às orientações curriculares para a leitura, abrange os vários ciclos de escolaridade e pretende promover a competência leitora, as expressões e o prazer na relação com a palavra.
A compreensão e expressão oral, a leitura e escrita e o conhecimento explícitos da língua, são os fios condutores deste programa.
Poderá marcar visita ao  PARQUE DOS POETAS onde as palavras se abrigam nos invernos frios, à  CASA DE PAPEL habitada por imagens e ilusões ou ao LABORATÓRIO DA LÍNGUA, e experimentar a palavra: inventar...
Livros nas pontas dos dedos, Livros andarilhos, A casa onde moram as palavras, Narrâncias, Maldita Poesia, Poemetria, Do outro lado do espelho, são  outras das ofertas que poderá encontrar na sua biblioteca.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Biblioteca Itinerante da Guarda


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

De escola em escola...

Com a finalidade de promover o gosto voluntário pelo livro e pela leitura, a Biblioteca Andarilha desenhou um projecto destinado às Escolas de Ensino Básico e Jardins-de-infância do meio rural, que se desdobra em dois momentos: “A MALA DAS SENSAÇÕES” e a “HORA DO LOBO”. 
O primeiro decorrerá desde o final de Outubro até Fevereiro e o segundo de Março a Junho de 2012.
Tendo em conta a formação do leitor, pretende-se potenciar a compreensão e motivação leitoras, através da literacia visual, da leitura em voz alta com livro em presença, da narração oral, das ginásticas e rodas de leitura, da produção de escrita criativa e de ilustração.
A exploração de diferentes materiais, também fará parte integrante deste projecto e proporcionará novas experiências que visam estimular as sensações e consequentemente conduzir à desmistificação da representação do medo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As Bibliotecas Itinerantes em Portugal

Se desejar conhecer melhor as Bibliotecas Itinerantes existentes no nosso país, visite o site http://anavevoadora.wetpaint.com/ e saiba mais sobre os sessenta e nove veículos que circulam actualmente.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Livros do meu tempo..."

É assim que a D. Mariana Engrácia Palma, de 79 anos e residente na Cabeça Gorda, solicita os livros que deseja ler.
“Sou uma pessoa que desde sempre gostou muito de ler e cada bocadinho do dia que tenho livre, leio sempre”- diz.
Nesta última paragem requisitou O Crime do Padre Amaro. Nos últimos tempos releu a Rosa do Adro, que diz ser um livro do qual gostou muito e que a fez viajar aos seus treze anos, a idade que tinha quando o leu pela primeira vez. Gosta especialmente da literatura que marcou a sua juventude e distingue os escritores: Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Júlio Dinis, Manuel da Fonseca e Fernando Namora, como os da sua eleição.
Para quem quiser embarcar numa viajem ao passado ou simplesmente deseja uma boa companhia, requisite já na Paragem de Leitura da sua Freguesia, um dos seguintes títulos, recomendados pela D. Mariana.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bibliotecas Itinerantes...a rede mais social!

 

A Biblioteca Andarilha foi convidada a participar num dos mais importantes congressos sobre Bibliotecas Itinerantes, a realizar no próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro em Alcará de Henares, Madrid, dedicado ao tema "La Red más Social".
O congresso é organizado pela  ACLEBIM - Asociacion de Profesionales de Bibliotecas Móviles e a Comunidad de Madrid.
Para além das comunicações e da troca de experiências entre os profissionais das Bibliotecas Itinerantes, serão também divulgados os Prémios ACLEBIM, que distinguem trabalhos e profissionais da área.
Como não é possível a nossa participação, fica a divulgação do congresso e a partilha do trabalho realizado pela ACLEBIM ,que pode consultar em: www.bibliobuses.com/


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Leitura como Terapia


Está provado que um livro é uma boa companhia para quem tem sede de aprender, assim como é considerável a sua importância nos momentos de lazer.
A leitura é uma terapia que exercita a memória uma vez que os enredos e as histórias apresentadas nos livros ajudam a reflectir sobre a vida real.
A D. Palmira (na foto à esquerda) que marca encontro connosco na Paragem de Leitura em Santa Clara de Louredo, gosta de vários géneros literários e diz: “A leitura ajuda-me a pensar, exercita-me a memória”. É o testemunho de quem sofre com as contrariedades surgidas ao longo da vida, mas que não se dá por vencida e está disposta a combater os sinais da velhice.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Novo horário, novos percursos


Terminou o Verão e a Biblioteca Andarilha regressa ao horário habitual. Após algumas solicitações no âmbito de novas intervenções, a equipa técnica reuniu esforços no sentido de dar resposta a essas necessidades.
Para saber quando e onde vamos estar na Paragem de Leitura da sua Freguesia consulte a página de percursos e horários.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A leitura como forma de inclusão

Robson Mendonça, de 60 anos, alimentou o sonho de melhorar de vida e criar uma biblioteca itinerante para pessoas que moram na rua.
Inspirado no livro "Revolução dos Bichos", de George Orwell, lançou mãos à obra e criou a Bicicloteca.

Saiba mais em: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/agosto/um-morador-de-rua-a-favor-da-leitura

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Palavras ao largo …

… Escutaram-se na noite de contos realizada na Trindade, no passado dia 8 de Setembro, pela Biblioteca Municipal de Beja.
O sarau de estórias tradicionais teve como tecto as estrelas, e as arcadas da igreja como cenário, repletas de gente da aldeia. Crianças, jovens, adultos e idosos, não houve quem faltasse.
Cristina Taquelim, para quem as palavras são como pão para a boca, animou a noite, e fez brilhar os olhos dos populares, que nessa noite saíram à rua a fim de escutar os contos e as histórias maravilhosas.
Houve espaço para algumas leituras por Helena Ribeiro, que deu voz ao texto "O largo" de Manuel da Fonseca, que tão bem retata o meio rural para o qual se direcciona o trabalho da Biblioteca Andarilha.  
Já a lua ia alta quando a sessão terminou e...
                    ... ficou a promessa de regressarmos com mais estórias.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Memórias que se apagam com tempo


À medida que o tempo passa, aumenta o número de inscrições na Biblioteca Andarilha. As pessoas deixaram de olhar com desconfiança a carrinha que anuncia quinzenalmente a chegada das leituras em cada localidade, e vão ao seu encontro em busca de livros e notícias da actualidade que preencham o seu dia-a-dia.
Na passada semana, na Paragem de Leitura em Mombeja, veio a D. Mariana Antónia Raimundo  decidida a realizar a sua inscrição. No momento em que nos dava os seus dados pessoais, foi atraiçoada pela memória, que lhe pregou uma partida e fê-la esquecer a sua idade. Não preocupada com tal facto, a D. Mariana deu uns passos a sua casa e trouxe consigo o seu cartão de identificação que desbloqueou aquele entorpecimento da memória.
A todas as pessoas que pelo passar dos anos, se vão esquecendo de detalhes pouco importantes, dedicamos este poema:


Louvor do Esquecimento

Bom é o esquecimento.
Senão como é que
O filho deixaria a mãe que o amamentou?
Que lhe deu a força dos membros e
O retém para os experimentar.

Ou como havia o discípulo de abandonar o mestre
Que lhe deu o saber?
Quando o saber está dado
O discípulo tem de se pôr a caminho.

Na velha casa
Entram os novos moradores.
Se os que a construíram ainda lá estivessem
A casa seria pequena de mais.

O fogão aquece. O oleiro que o fez
Já ninguém o conhece. O lavrador
Não reconhece a broa de pão.

Como se levantaria, sem o esquecimento
Da noite que apaga os rastos, o homem de manhã?
Como é que o que foi espancado seis vezes
Se ergueria do chão à sétima
Pra lavrar o pedregal, pra voar
Ao céu perigoso?

A fraqueza da memória dá
Fortaleza aos homens.

Bertold Brecht, in 'Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e outros Poemas'
Tradução de Paulo Quintela

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

São momentos...

É no Verão que as pessoas mais gostam de usufruir de espaços ao ar livre. A Biblioteca Andarilha não fica indiferente a este facto e leva aos nossos utilizadores contos do andarilhar, actividades de expressão e os documentos a que já os habituámos. Pretendemos assim, preencher o tempo livre de todos os utilizadores, proporcionando momentos agradáveis de cultura e lazer e colmatar os efeitos da solidão que se fazem sentir em algumas localidades.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conversas com pão e melão!

 


Numa manhã quente de Agosto, fomos visitar Quintos e parámos onde é habitual, junto à ponte.
Sentados num banco estavam dois idosos, um perguntou se havia algum jornal com as notícias da Volta a Portugal em Bicicleta e consultou os temas  do seu interesse. Entretanto chegaram  mais idosos, que ao que parece vão ali para conviver e petiscar qualquer coisita (um melão),  que um deles se encarregou de trazer.
Os temas que deram o mote à conversa não divergiram muito no que se refere aos assuntos dos interesses  dos homens: caça, desporto e as notícias do nosso quotidiano abordadas no generalista Correio da Manhã.
As notícias dos jornais, os temas das revistas e o naco de pão com melão, originaram um momento de partilha e discussão em que não importa quem tem a razão.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Uma tarde diferente...

 



Passámos uma tarde diferente no dia 9 de Agosto em Mombeja.
O Vasco comemorou o seu 9ª aniversário e resolveu realizar a sua festa durante a Paragem da Biblioteca Andarilha, onde habitualmente decorrem as actividades de animação de leitura.
Juntou os seus amigos e depois de requisitados os livros para mais uns dias de férias, cantámos os parabéns, partimos o bolo de aniversário e brindámos...
Sairam divertidos e felizes, a festa terminou com a leitura de algumas histórias.
Os nossos parabéns ao Vasco e que continue a ser um grande leitor!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bibliotecas Itinerantes...espaços de partilha!

 
É através deste blog que partilhamos consigo o trabalho que a Biblioteca Andarilha desenvolve por terras alentejanas.
Mas para que saiba que não estamos sozinhos e que o nosso sonho é partilhado por outros, em diversas partes do país e do mundo, iremos sugerir que espreite o trabalho de outras Bibliotecas Itinerantes.
Hoje aconselhamos o blog O Papalagui, onde são relatadas por Nuno Marçal "as andança da Bibliomóvel por terras e gentes de Proença-a-Nova"



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Andarilha de todas as gerações!

As Paragens da Biblioteca Andarilha são cada vez mais um ponto de encontro entre as diferentes gerações.
Crianças, jovens, adultos e idosos são a imagem de uma biblioteca de todos e  para todos, independentemente da idade, dos gostos e dos interesses.
Juntos trocam ideias, olhares, vivências e saberes...



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Para os nossos leitores!

A Biblioteca Andarilha conta com quase dois anos de serviço ao dispor da população das freguesias rurais. Este tempo favoreceu a criação de laços e aumentou a cumplicidade entre técnicos e utilizadores, possibilitado tomar consciência dos seus gostos e preferências, e por conseguinte, efectuar um aconselhamento bibliográfico assertivo.

Em cada quilómetro percorrido, os gestos e acções que realizamos são sempre a pensar em quem espera por uma biblioteca que se move pelo interesse dos seus utilizadores, e que tem em conta as suas sugestões.

Por todas estas motivações, as novidades são adquiridas a pensar em si!


 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Literatura para os mais jovens

Um dos principais objectivos da Biblioteca Andarilha é servir bem os seus utilizadores, por isso todas as aquisições que fazemos são sempre a pensar em si!
Este e outros destaques farão as delícias dos mais jovens este Verão.
Encontre-se connosco na Paragem de Leitura da sua Freguesia e surpreenda-se com as nossas sugestões!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ilustradores por um dia...

Ao chegar ao fim de mais um ano lectivo, a Biblioteca Andarilha convidou as Escolas de Ensino Básico e Jardins-de-Infância das freguesias rurais, a visitar a Exposição de Bernardo Carvalho, patente na Cave da Biblioteca Municipal de Beja, no passado mês de Junho.
Esta exposição integrou o VII Festival Internacional de BD de Beja e para além da exploração de imagens, possibilitou o contacto com  materiais que o autor utiliza para produzir as suas ilustrações.
No final da visita, as crianças foram convidadas a  experimentar algumas técnicas de ilustração, que permitiram dar largas à imaginação e ... descobrir novos artistas.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itinerários cruzados



Para além de servir os habitantes das freguesias rurais, a Biblioteca Andarilha, interage com alguns vendedores ambulantes que se cruzam nos itinerários percorridos. Deste facto é exemplo o senhor Nelson Rodrigues (na foto à direita) que é um assíduo leitor dos jornais.
Como se tem vindo a verificar, é natural que os homens se juntem para conviverem, lerem as notícias fresquinhas e trocarem opiniões acerca do que se passa no mundo, o que revela que a população do meio rural também gosta de estar informada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nestas férias arrume a bagagem e leve consigo... um livro!

Chegou o Verão e com ele o calor abrasador característico da planície alentejana!
É nesta época do ano que tanto ansiamos pelo merecido descanso. Para que as suas férias sejam uma aventura, um romance ou uma poesia torne-as simplesmente fantásticas na companhia de um livro, que pode requisitar na Paragem de Leitura da sua localidade.

Com o intuito de manter a qualidade dos serviços prestados, a Biblioteca Andarilha tem novo horário. Fique a saber quando e onde vamos estar, através da página do nosso blogue referente a horários.
Espere por nós e veja as sugestões de leitura que temos para lhe oferecer!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Será que a velhice é sinónimo de sabedoria?

Dê algum do seu tempo aos mais velhos e saiba se é ou não?!

A convite da Junta de Freguesia de Albernoa, a Biblioteca Andarilha participou na Feira Anual do Idoso, que se realizou de 17 a 19 de Junho de 2011.
Foi com enorme alegria que lá encontrámos algumas das nossas utilizadoras, que marcaram presença e participaram no evento, em representação da Instituição que as abraça.
Nesta feira onde o idoso é que impera, houve espaço para aprender a realizar alguns jogos que exigem perícia e destreza. Embora sejamos mais jovens não foi nada fácil resolvê-los e se não fosse a ajuda dos mais velhos, ainda lá estávamos às voltas, a tentar desvendá-los.
À tardinha, no regresso à cidade, sentimo-nos cheias de jogo e mais ricas no espírito.

A todos os idosos muito obrigada pela partilha!

A Sabedoria da Velhice

Aquele que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde, ano após ano e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável rede das suas relações e interdependências e como, desde que a memória se mantenha desperta, nada daquilo que é transitório e já se passou se perde.

Hermann Hesse, in 'Elogio da Velhice'



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cumplicidade e Fidelidade!

São estas as palavras que melhor definem os laços de amizade, que se têm cimentado ao longo dos quilómetros percorridos. 
Mais do que uma paragem de leitura e informação, a Biblioteca Andarilha, é um local de escuta, de convívio e de partilha de conhecimentos e sabedoria.
Desta realidade é exemplo a D. Cecília Urbano, residente em Vila Azedo e utilizadora do nosso espaço. Manifesta um gosto especial pelas revistas Arte e Ideias e Mãos de Fada, de onde retira moldes e ideias para realizar os seus trabalhos em croché e de bainhas abertas com muita mestria. Diz que aprendeu a fazer renda com a irmã, que por sua vez também ela aprendeu com as primas. Começou por fazer as pontas em renda para as combinações e os naperons para o enxoval. Hoje tem toalhas e  naperons de fazer inveja!
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, veja alguns dos trabalhos realizados pela D. Cecília.

Se também tem arte com agulha e linha, partilhe connosco na Paragem de Leitura da sua freguesia!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Uma Biblioteca para Todos!

Ao longo da semana que passou foram vários os utilizadores que manifestaram agrado pelo facto da Biblioteca Andarilha ter sido notícia no programa Portugal em Directo, exibido no passado dia 24 de Maio.
A D. Maria Monge Palma, residente em Baleizão, exteriorizou os seus sentimentos proferindo o seguinte comentário: "Matei saudades vossas, quando os vi na televisão. Se não fossem estes jovens não tinha acesso aos livros. Fiquei muito contente de vos ver".
São palavras como estas, ditas com sentimento, que nos dão alento para nos fazermos à estrada todos os dias, quer faça chuva ou faça sol, e servir o melhor possível quem utiliza este nosso espaço, uma Biblioteca intergeracional, com serviços dirigidos a crianças, jovens, adultos e idosos e que promove o acesso a este bem cultural que é a leitura.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Reportagem da Biblioteca Andarilha na RTP - PORTUGAL EM DIRETO



A Biblioteca Andarilha continua a ser notícia!
Visualize a reportagem exibida no dia 24 de Maio de 2011 (2ª parte aos 9:07 minutos), no programa Portugal em Directo  da RTP e fique a conhecer-nos melhor.   

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O som que anuncia a chuva e as leituras

Pensámos muito sobre o som que anunciaria a chegada da Biblioteca Andarilha a cada lugar e, porque na memória das comunidades, o som do Amola Tesouras ainda persiste anunciando a chegada da chuva, fazemos dele diariamente o convite para sair à rua e receber a Biblioteca Andarilha.

Hoje, assim que o som se escuta na aldeia, as mulheres saem à rua de avental no corpo e sacos com livros na mão, elas sabem que esta é a hora de escolher as leituras que as vão acompanhar nos próximos quinze dias. A língua solta-se tagarela e vamos perebendo do que gostam, do que precisam e o que esperam de nós.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um serviço personalizado...


No passado Verão, enquanto percorriamos as ruas da aldeia nova em  Baleizão, surgiu à porta de sua casa, uma senhora a acenar na nossa direcção, parámos, baixámos o som que nos anunciava e a senhora perguntou-nos se poderia ter acesso ao nosso serviço. Saímos imediatamente da Biblioteca Andarilha e constatámos que a senhora, D. Ana Palma, estava condicionada a uma cadeira de rodas.
Aquela não era a rua assinalada com a Paragem de Leitura, mas a partir desse dia, em vez de duas paragens  em Baleizão, passámos a realizar mais numa, e que bem que nos sabe o sentimento de dever cumprido.
Para além da D. Ana (no meio, foto em cima) quem também tirou beneficio deste serviço ao domicílio, foram as suas vizinhas, D. Mariana (à esquerda) e  D. Cecília (à direita), que levam leituras para elas e para os netos.
A D. Ana para além de fazer as suas malhas e de cuidar das suas plantas, passa o tempo na companhia de livros de poesia e de medicinas alternativas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vamos semear a palavra!

 


Na passada sexta-feira, o Externato António Sérgio, em Beringel, promoveu uma tarde de actividades denominada "Ler é conhecer e aprender", no âmbito da qual a Biblioteca Andarilha deu o seu contributo.
O jardim  foi  fonte de inspiração para se ouvirem e contarem estórias, que deram o mote a  actividades de escrita criativa, realizadas com as turmas de quintos e sextos anos. 
Diz quem lá passou, que o jardim estava mais belo do que o costume. Talvez porque os jardins só são verdadeiramente genuínos se, para além das árvores e flores, estiverem repletos de gente, ou então porque os textos elaborados pelas crianças lhe deram mais vida e cor.
Se alguém souber o verdadeiro motivo de tanta beleza, deixe neste espaço o seu parecer.