segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nestas férias arrume a bagagem e leve consigo... um livro!

Chegou o Verão e com ele o calor abrasador característico da planície alentejana!
É nesta época do ano que tanto ansiamos pelo merecido descanso. Para que as suas férias sejam uma aventura, um romance ou uma poesia torne-as simplesmente fantásticas na companhia de um livro, que pode requisitar na Paragem de Leitura da sua localidade.

Com o intuito de manter a qualidade dos serviços prestados, a Biblioteca Andarilha tem novo horário. Fique a saber quando e onde vamos estar, através da página do nosso blogue referente a horários.
Espere por nós e veja as sugestões de leitura que temos para lhe oferecer!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Será que a velhice é sinónimo de sabedoria?

Dê algum do seu tempo aos mais velhos e saiba se é ou não?!

A convite da Junta de Freguesia de Albernoa, a Biblioteca Andarilha participou na Feira Anual do Idoso, que se realizou de 17 a 19 de Junho de 2011.
Foi com enorme alegria que lá encontrámos algumas das nossas utilizadoras, que marcaram presença e participaram no evento, em representação da Instituição que as abraça.
Nesta feira onde o idoso é que impera, houve espaço para aprender a realizar alguns jogos que exigem perícia e destreza. Embora sejamos mais jovens não foi nada fácil resolvê-los e se não fosse a ajuda dos mais velhos, ainda lá estávamos às voltas, a tentar desvendá-los.
À tardinha, no regresso à cidade, sentimo-nos cheias de jogo e mais ricas no espírito.

A todos os idosos muito obrigada pela partilha!

A Sabedoria da Velhice

Aquele que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde, ano após ano e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável rede das suas relações e interdependências e como, desde que a memória se mantenha desperta, nada daquilo que é transitório e já se passou se perde.

Hermann Hesse, in 'Elogio da Velhice'



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cumplicidade e Fidelidade!

São estas as palavras que melhor definem os laços de amizade, que se têm cimentado ao longo dos quilómetros percorridos. 
Mais do que uma paragem de leitura e informação, a Biblioteca Andarilha, é um local de escuta, de convívio e de partilha de conhecimentos e sabedoria.
Desta realidade é exemplo a D. Cecília Urbano, residente em Vila Azedo e utilizadora do nosso espaço. Manifesta um gosto especial pelas revistas Arte e Ideias e Mãos de Fada, de onde retira moldes e ideias para realizar os seus trabalhos em croché e de bainhas abertas com muita mestria. Diz que aprendeu a fazer renda com a irmã, que por sua vez também ela aprendeu com as primas. Começou por fazer as pontas em renda para as combinações e os naperons para o enxoval. Hoje tem toalhas e  naperons de fazer inveja!
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, veja alguns dos trabalhos realizados pela D. Cecília.

Se também tem arte com agulha e linha, partilhe connosco na Paragem de Leitura da sua freguesia!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Uma Biblioteca para Todos!

Ao longo da semana que passou foram vários os utilizadores que manifestaram agrado pelo facto da Biblioteca Andarilha ter sido notícia no programa Portugal em Directo, exibido no passado dia 24 de Maio.
A D. Maria Monge Palma, residente em Baleizão, exteriorizou os seus sentimentos proferindo o seguinte comentário: "Matei saudades vossas, quando os vi na televisão. Se não fossem estes jovens não tinha acesso aos livros. Fiquei muito contente de vos ver".
São palavras como estas, ditas com sentimento, que nos dão alento para nos fazermos à estrada todos os dias, quer faça chuva ou faça sol, e servir o melhor possível quem utiliza este nosso espaço, uma Biblioteca intergeracional, com serviços dirigidos a crianças, jovens, adultos e idosos e que promove o acesso a este bem cultural que é a leitura.