Venha deliciar-se com estórias de todos os tempos em Albernôa e Santa Clara de Louredo!
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Palavras Andarilhas
As Palavras Andarilhas estão quase a chegar.
Esperamos por si!
Saiba mais em http://palavrasandarilhas.wordpress.com/
Esperamos por si!
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Verão no Alentejo
Fotos cedidas por Vitor Bezugo
Verão
No verão
A brasa dourada e celeste
Queima este solo agreste
Doirando mais as espigas
Ceifeiros corpos curvados
Ceifando e atando em molhos
A benção loira da vida
Meu Alentejo
Enquanto isto se processa
O sol ferindo, sem pressa
Queima mais a tez bronzeada
O suor rasga a camisa
O homem queimado mais fica
E a vida é feita de brasa
O calor castiga os corpos
Os ceifeiros vão ceifando
Sem parar o seu labor
O seu cantar é dolente
É certo que é boa gente
Tem verdade, e tem mais cor!
quarta-feira, 9 de julho de 2014
A Mala das Coleções continua a encantar...
“Era uma vez uma melrita que tinha o seu ninho num carvalho. Acabara de ter cinco filhinhos e cantava muito contente:
Que contente estou, que contente estou.
Aos meus cinco melrinhos comida lhes dou!
Mas um certo dia passou por ali uma raposa que lhe disse... “
Depois da leitura da história vejam as nossas
melritas!
Etiquetas:
Escolas,
Mala das Coleções,
Trigaches
segunda-feira, 30 de junho de 2014
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Horário de Verão
É já a partir de 1 de julho que começamos com o horário de verão.
Esperamos a sua visita numa Paragem perto de si!
terça-feira, 17 de junho de 2014
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Num Corrupio à Roda da Saia!
O grupo de idosos da Cáritas de Beja aguarda calmamente
pelas Conversas Andarilhas. A sala está cada vez mais cheia, cada vez há menos
espaço para circular, a roda "redonda" alarga-se a cada sessão. Não
pode crescer mais!
Hoje as conversas chegam em formato de “Corrupio”.
De dentro de um talego de pano tiro um livro, leio o título
e pergunto: o que será um corrupio? O grupo responde:" é andar num
corrupio, andar à pressa."
-Vamos olhar para a capa. Quais são as cores mais
importantes desta capa? Vejam aqui uma moça com uma saia vermelha. Que
corrupio será este?
Esta história fala do desejo de uma moça. Leio: “Desde
menina que Maria tinha um desejo: ter uma saia encarnada.”
Falamos sobre os desejos que tinham em
jovens e inevitavelmente chegamos aos bailes, à passagem de criança para jovem
e ao namoro. Voltamos à leitura do texto: “ (…) e foi ao mover o corpo num jeito de valsa que Maria percebeu que não
era apenas uma saia encarnada.”
Os bailes são referidos como o lugar de
encontro entre jovens, idosos, crianças e sobretudo o encontro da aldeia, uma
festa que criava alegria e convívio entre as pessoas. Todos queriam estar
bonitos para o baile, pois era onde as raparigas podiam mostrar as roupas, os
penteados, mostrar o jeito com que acertavam o passo e a sua delicadeza na
dança e onde os rapazes também cuidavam da sua aparência, do jeito de olhar
para ser certeiro. Era ali que se começavam namoros. Depois do namoro no baile
vinha o casamento... e depois a mulher punha o avental e pronto, acaba-se tudo!
O rodar da saia mudava, não se dançava com a liberdade de criança e jovem,
como antes. A aldeia parava o rodar da saia...
Continua no Diário de Bordo
Etiquetas:
Diário de Bordo
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Moldura de sentimentos
Sessão de Leitura de Cueiros no Bairro
da Esperança.
São 15 crianças de 2, 3 anos com dois
anos de intervenção quinzenal. Coloquei na mala dois livros: Como te sentes? de Anthony Browne e Lobo Grande e Lobo Pequeno de Olivier Tallec.
Diz-me a intuição que é hora de começar
a falar sobre o que vai por dentro, precisamos de falar do que somos, o que
fazemos, dos nossos sentimentos, de como os exteriorizamos, como os lemos. Um
livro pode ser um bom pretexto para esta descoberta.
Junto com a mala levamos também uma
moldura de um quadro. Talvez consigamos retratar expressões e escolher a nossa
melhor fotografia.
Continua no Diário de Bordo
Etiquetas:
Diário de Bordo
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Quinta-feira de Ascensão
O Ramo
Quinta-feira, fui à espiga,
Fui pelo trigal em flor:
E não trouxe nenhum ramo,
Só pensei no meu amor.
Quinta-feira, fui à espiga,
E cheguei junto de ti,
trazendo nas mãos vazias
O ramo que não colhi.
Matilde Rosa Araújo
in O cantar da Tila
sexta-feira, 23 de maio de 2014
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Ervas de Cheiro
A ideia foi da Lénia. Usar Ervas de cheiros
e falar das memórias que os cheiros e as ervas nos acedem.
Depois dos cumprimentos da praxe, a mala das
coleções abriu-se cheia de canudos de papel de embrulho e dentro delas muitas
ervas e meia dúzia de pequenos livros. Queriamos falar dos saberes em torno das
ervas e chegar ao conto da Erva de Namorar do Breviário das Almas.
-Quem conhece essa erva? Para que serve? -
Sabem outras: Barbas de milho para a bexiga, chá de cebola para a tosse. Erva
Luísa, Lúcia Lima. Entram agora os poejos, os coentros, a descrição da açorda .
E a erva de namorar? Onde cresce. Servirá
para que males. Desfiam-se hipóteses e
entramos na história. Extrapolam sobre o que poderá acontecer à rapariga que
desafiando os saberes da mãe cheira a erva maldita. Acompanham bem o conto.
Riem do desenlace, onde o ourives foge com a irmã da moça que cheirara a
erva.
Etiquetas:
Diário de Bordo
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Helena Sacadura Cabral
Uma autora única, que enaltece os sentimentos, as emoções e os
valores de cada um e mantém um olhar profundo sobre si e sobre o mundo que a rodeia.
Nestes livros, a autora partilha connosco essas mesmas sensações, bem como situações da sua vida pessoal e familiar.
Etiquetas:
Novidades,
Sugestões de Leitura
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Como és tu Poesia?
Na sala há agitação e euforia, talvez seja
a alegria da chegada do sol da Primavera.
A Sala está muito mais luminosa do
que é costume.
Hoje começamos de pé em roda a Leitura de Cueiros em Beringel
com meninos entre os 3 e os 5 anos. Aos pares os meninos vão ao meio para darmos
os bons dias. Num jogo de concentração fazemos exercícios de movimento do corpo
criando um gesto para cada parte do corpo a mexer.
Hoje trago poesia.
-Sabem o que é? É brincar com as palavras.
Querem ver o que fez Matilde Rosa Araújo a propósito de um bicho pequeno com
muitas patas, preto, peludo que trepa as paredes e tetos e que constrói
armadilhas de fio de seda, até há um herói com o nome de homem …
- ARANHA!!!
Pedi que imaginassem uma aranha pendurada
no seu fio, balançando para cá e para lá, para cá e para lá. E começamos a
leitura , balançando o corpo (…)
Aranha, anha tão muda e mole
Às vezes a poesia fala de bichos , outras
vezes de segredos!
Continua no Diário de Bordo
Etiquetas:
Diário de Bordo
Campos de Papoilas
Partilhamos convosco campos de papoilas que se cruzam nos nossos caminhos andarilhos.
Um Alentejo bonito e cheio de cor!
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Regressar ao Lidador
Assumimos mais um grupo no Centro Social do
Lidador.
Fizemos a primeira sessão com sala cheia. A
ajuda da equipa técnica do Centro e o ensaio do grupo coral foram preciosas.
Obrigada pela colaboração! Talvez 40 participantes? Contámos, ouvimos opiniões,
explicámos o que se pretendia fazer e marcou-se a segunda sessão.
A primeira sessão foi de natureza mais
performativa, já que a dimensão do grupo deixava pouco espaço para escutar.
Começamos com a Bela Infanta - havia quem a
soubesse todinha - saltamos para um conto sobre uma mulher e um urso de colar
em forma de lua. Brincamos com o Corrupio e a memória dos bailes e feiras.
Entramos nos contos do Breviário das Almas, aquele que fala dos olhos de um
espanhol e de uns sapatos de verniz e da ida à feira de Sanlucar.
Fizemos avaliação
e tivemos uma nota entre o 9 e o 10.
Estão entusiasmados.
Sabemos que na próxima sessão não estarão
todos. Quantos regressarão?
Continua no Diário de Bordo
Etiquetas:
Diário de Bordo
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Novidade
Judite Sousa aproveitou para aprofundar uma
reportagem que fez sobre Álvaro Cunhal e resolveu escrever o livro: Álvaro, Ana e Eugénia, onde pretendendo
retratar "o homem por detrás do político".
Um testemunho que
nos mostra o lado mais pessoal da vida do histórico secretário-geral do PCP, Álvaro
Cunhal e das duas mulheres mais
importantes da sua vida, a irmã Eugénia e a filha Ana.
Já disponível
para si, na sua Biblioteca Andarilha, um retrato íntimo do grande líder
comunista, com episódios que até hoje não são de
conhecimento público.
Leia e aprecie!
Subscrever:
Mensagens (Atom)









.jpg)














