terça-feira, 31 de maio de 2011

Reportagem da Biblioteca Andarilha na RTP - PORTUGAL EM DIRETO



A Biblioteca Andarilha continua a ser notícia!
Visualize a reportagem exibida no dia 24 de Maio de 2011 (2ª parte aos 9:07 minutos), no programa Portugal em Directo  da RTP e fique a conhecer-nos melhor.   

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O som que anuncia a chuva e as leituras

Pensámos muito sobre o som que anunciaria a chegada da Biblioteca Andarilha a cada lugar e, porque na memória das comunidades, o som do Amola Tesouras ainda persiste anunciando a chegada da chuva, fazemos dele diariamente o convite para sair à rua e receber a Biblioteca Andarilha.

Hoje, assim que o som se escuta na aldeia, as mulheres saem à rua de avental no corpo e sacos com livros na mão, elas sabem que esta é a hora de escolher as leituras que as vão acompanhar nos próximos quinze dias. A língua solta-se tagarela e vamos perebendo do que gostam, do que precisam e o que esperam de nós.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um serviço personalizado...


No passado Verão, enquanto percorriamos as ruas da aldeia nova em  Baleizão, surgiu à porta de sua casa, uma senhora a acenar na nossa direcção, parámos, baixámos o som que nos anunciava e a senhora perguntou-nos se poderia ter acesso ao nosso serviço. Saímos imediatamente da Biblioteca Andarilha e constatámos que a senhora, D. Ana Palma, estava condicionada a uma cadeira de rodas.
Aquela não era a rua assinalada com a Paragem de Leitura, mas a partir desse dia, em vez de duas paragens  em Baleizão, passámos a realizar mais numa, e que bem que nos sabe o sentimento de dever cumprido.
Para além da D. Ana (no meio, foto em cima) quem também tirou beneficio deste serviço ao domicílio, foram as suas vizinhas, D. Mariana (à esquerda) e  D. Cecília (à direita), que levam leituras para elas e para os netos.
A D. Ana para além de fazer as suas malhas e de cuidar das suas plantas, passa o tempo na companhia de livros de poesia e de medicinas alternativas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vamos semear a palavra!

 


Na passada sexta-feira, o Externato António Sérgio, em Beringel, promoveu uma tarde de actividades denominada "Ler é conhecer e aprender", no âmbito da qual a Biblioteca Andarilha deu o seu contributo.
O jardim  foi  fonte de inspiração para se ouvirem e contarem estórias, que deram o mote a  actividades de escrita criativa, realizadas com as turmas de quintos e sextos anos. 
Diz quem lá passou, que o jardim estava mais belo do que o costume. Talvez porque os jardins só são verdadeiramente genuínos se, para além das árvores e flores, estiverem repletos de gente, ou então porque os textos elaborados pelas crianças lhe deram mais vida e cor.
Se alguém souber o verdadeiro motivo de tanta beleza, deixe neste espaço o seu parecer.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Biblioteca Andarilha ...


... quinzenalmente percorre pela manhã as ruas de Nossa Senhora das Neves e apregoa a chegada ao som do Amola Tesouras. Na Paragem de Leitura, os homens que aguardam pela leituras frescas acabadinhas de sair, sabem que aquele é o som que traz as leituras. Uns leiem tudo ao pormenor e não deixam escapar as notícias da actualidade, outros porque a vista já não vê bem, lêem as "letras grandes" e observam as imagens. 
Cria-se alí no meio do largo, uma discussão motivada pelas leituras e opiniões de cada um.
Também lá estão os homens que não aprenderam a ler. Olham-nos e esperam que digamos simplesmente: Bom dia!, que dá o mote à conversa. E lá porque na sua geração o lápis e o caderno foram trocados pela foice e pela enxada, estes homens têm todo o direito em participar nesta discussão e enriquecê-la com a partilha de saberes e opiniões neste espaço andarilho.