segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mais um Poeta...


O Sr. José Joaquim Mateus, natural de Mombeja, fez os seus primeiros versos aos 15 anos. Naquela altura ninguém acreditava que tivesse tal jeito, mas com o tempo as dúvidas foram desfeitas.                                                        
Editou um livro de poesia popular "Os Meus Pensamentos", com o apoio da Junta de Freguesia e fez questão de oferecer  um exemplar à Biblioteca Andarilha.
Colaborou em duas compilações de poetas populares, aguarda agora apoio para a edição de novas poesias.
Na última paragem de leitura, o Sr. José Mateus presentiou-nos com um poema da sua autoria intitulado: "Quando um homem chega aos 70". 


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Andarilhando pelas Escolas

A Biblioteca Andarilha, realizou mais uma actividade de  animação e promoção da leitura, contemplando  desta vez o jardim-de-infância de Trigaches.
Quem não ficou indiferente à nossa intervenção foram os docentes e alunos do primeiro ciclo da escola desta localidade,  que fizeram questão de solicitar marcação. 
Estas sessões funcionam mediante marcação prévia, efectuada junto dos técnicos da Biblioteca Andarilha e são realizadas nos dias que coincidem com as paragens de leitura de cada freguesia.
A nossa acção tem o intuito de estimular o prazer pelo livro e pela leitura através de estratégias criadas e adaptadas às diferentes faixas etárias.




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alentejo... Terra de Poetas!


Há muito que a  planície alentejana inspira poetas e escritores!

Com o intuito de divulgar os autores da nossa região, a Biblioteca Andarilha disponibiliza aos seus utilizadores um núcleo documental, constítuido por obras que caracterizam a região nas mais diversas áreas. A poesia, a gastronomia tradicional, o património, a crónica, o conto, é vasto o leque de temas e de autores que aguardam a sua leitura.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Amor...




Que filtro embriagante
Me deste tu a beber?
Até me esqueço de mim
E não te posso esquecer.

Florbela Espanca (1894- 1930) 


O cupido anda à solta...
... e a Biblioteca Andarilha foi atingida por uma das suas setas!
Ao aproximar-se o Dia de S. Valentim, abra o seu coração e desfrute da leitura das mais belas histórias de amor.
Encontre-nos na paragem de leitura da sua localidade e surpreenda-se!