terça-feira, 10 de março de 2015

Contos de Largo em Largo - Cabeça Gorda

Ainda a lembrar a iniciativa Contos de Largo em Largo, desta vez na aldeia de Cabeça Gorda, onde os contadores Thomás Bakk e Avelino Gonzalez animaram esta linda noite de verão.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Histórias de um leque mágico

Desta vez convidamos os nossos leitores mais novos a partirem à descoberta do livro Histórias de um leque mágico, de Rosário Alçada Araújo.
Já disponível na Biblioteca Andarilha!


"Trouxe-lhe o pai de uma longa viagem ao Oriente. Antes de partir, sentara a Marta nos joelhos para conversar.
- E onde fica o Oriente?
- Fica do outro lado do mundo."


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Olhinho de Sol

Debaixo de um pequeno telheiro, quentinhas, enquanto esperavam pela nossa chegada e pelo passar dia, encontrámos duas das nossas leitoras de Mombeja!


- Quando o frio aperta sabe bem estar aqui a apanhar um olhinho de sol, aqui estamos mais abrigadas! - dizem, com rostos de quem conhece bem os rigores do inverno e os da vida.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Amor andou pelo ar...

Voltámos a Santa Clara de Louredo para entregar as cartas de amor aos participantes da iniciativa O Amor Anda Pelo Ar e para a difusão pública de uma carta coletiva.

Esta atividade foi produzida pelas Produções Acidentais.

A todos os que compareceram, o nosso agradecimento!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Amor anda pelo ar...

O Amor anda pelo ar em Santa Clara de Louredo!

O convite foi feito:

"Queremos escrever-lhe uma Carta de Amor. Achamos que você merece!
Aquela carta que tantas vezes pensou em escrever, sabe? Ao seu amor, à sua mãe, ao seu filho, aquele amigo...mas nunca o fez: porque não tinha tempo, porque não tinha jeito, porque não teve coragem...
Deixe lá, nós vamos fazê-lo por si"

As Produções Acidentais ouviram pessoas de todas as idades a ditarem cartas de amor a quem mais amam.

No próximo dia 14, Dia dos Namorados, vamos todos receber as cartas e ouvir uma carta coletiva.

Esperamos po si!


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Poema

O PÁSSARO DA CABEÇA

Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça
que canta na tua garganta
canta onde lhe apeteça

Sou o pássaro que voa
dentro do teu coração
e do de qualquer pessoa
mesmo as que julgas que não

Sou o pássaro da imaginação
que voa até na prisão
e canta por tudo e por nada
mesmo com a boca fechada

E esta é a canção sem razão
que não serve para mais nada
senão para ser cantada
quando os amigos se vão

e ficas de novo sozinho
na solidão que começa
apenas com o passarinho
dentro da tua cabeça

Manuel António Pina

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Conversas Andarilhas em Santa Vitória

As participantes da última sessão das Conversas Andarilhas em Santa Vitória tiveram uma surpresa!

A RTP veio e sentou-se à conversa connosco!



Veja aqui a reportagem

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Contos de Largo em Largo - S.Matias

Em S. Matias o serão de contos foi animado pelos contadores Ana Santos e Carlos Marques.
Mais uma noite agradável onde a população se deliciou com estórias de todos os tempos!





sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ano Novo, Livros Novos

Começamos o ano com novidades!
Disponiveis para si, na sua Paragem de Leitura!



sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Horário de Inverno

Informamos os nossos leitores que já podem consultar aqui o novo horário de inverno ou consultar a página Percursos e Horários


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Presépio de Mombeja

Que lindo Presépio fomos descobrir em Mombeja!



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Votos de Boas Festas

A equipa da Biblioteca Andarilha deseja a todos um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de paz e amor.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Presépio de Beringel

Mais um dos Presépios que encontramos nas nossas Paragens de Leitura.
Desta vez em Beringel.




quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Presépio em S. Matias

Partilhamos consigo o presépio que se encontra no Largo da Igreja de S. Matias.




segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Novidades

Hoje sugerimos a leitura de duas histórias maravilhosas...




Novidades disponíveis para si na sua Biblioteca Andarilha!



Boas Leituras!

sábado, 6 de dezembro de 2014

Contos de Largo em Largo - Santa Clara de Louredo

Mais uma noite bem passada na companhia dos contadores José Craveiro e Ana Santos.
Com a participação da D. Idalina Cassito, uma contadora da localidade!



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Leituras...

As Paragens de Leitura da Biblioteca Andarilha despertam mentes e mudam de hábitos!



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Contos de Largo em Largo - Trindade

Partilhamos convosco novas imagens da inciativa Contos de Largo em Largo, desta vez em Trindade.

Uma noite em que o conto e o cante se encontraram, através do trabalho dos contadores Ana Sofia Paiva e Victória Gullon e da participação do Grupo Coral Serões de Aldeia da Trindade.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Poesia de José Régio

Cântico negro

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!

José Régio