Debaixo de um pequeno telheiro, quentinhas, enquanto esperavam pela nossa chegada e pelo passar dia, encontrámos duas das nossas leitoras de Mombeja!
- Quando o frio aperta sabe bem estar aqui a apanhar um olhinho de sol, aqui estamos mais abrigadas! - dizem, com rostos de quem conhece bem os rigores do inverno e os da vida.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
O Amor andou pelo ar...
Voltámos a Santa Clara de Louredo para entregar as cartas de amor aos participantes da iniciativa O Amor Anda Pelo Ar e para a difusão pública de uma carta coletiva.
Esta atividade foi produzida pelas Produções Acidentais.
A todos os que compareceram, o nosso agradecimento!
Esta atividade foi produzida pelas Produções Acidentais.
A todos os que compareceram, o nosso agradecimento!
Etiquetas:
Santa Clara de Louredo
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
O Amor anda pelo ar...
O Amor anda pelo ar em Santa Clara de Louredo!
O convite foi feito:
"Queremos escrever-lhe uma Carta de Amor. Achamos que você merece!
Aquela carta que tantas vezes pensou em escrever, sabe? Ao seu amor, à sua mãe, ao seu filho, aquele amigo...mas nunca o fez: porque não tinha tempo, porque não tinha jeito, porque não teve coragem...
Deixe lá, nós vamos fazê-lo por si"
As Produções Acidentais ouviram pessoas de todas as idades a ditarem cartas de amor a quem mais amam.
No próximo dia 14, Dia dos Namorados, vamos todos receber as cartas e ouvir uma carta coletiva.
Esperamos po si!
O convite foi feito:
"Queremos escrever-lhe uma Carta de Amor. Achamos que você merece!
Aquela carta que tantas vezes pensou em escrever, sabe? Ao seu amor, à sua mãe, ao seu filho, aquele amigo...mas nunca o fez: porque não tinha tempo, porque não tinha jeito, porque não teve coragem...
Deixe lá, nós vamos fazê-lo por si"
As Produções Acidentais ouviram pessoas de todas as idades a ditarem cartas de amor a quem mais amam.
No próximo dia 14, Dia dos Namorados, vamos todos receber as cartas e ouvir uma carta coletiva.
Esperamos po si!
Etiquetas:
Santa Clara de Louredo
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Poema
O PÁSSARO DA CABEÇA
Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça
que canta na tua garganta
canta onde lhe apeteça
Sou o pássaro que voa
dentro do teu coração
e do de qualquer pessoa
mesmo as que julgas que não
Sou o pássaro da imaginação
que voa até na prisão
e canta por tudo e por nada
mesmo com a boca fechada
E esta é a canção sem razão
que não serve para mais nada
senão para ser cantada
quando os amigos se vão
e ficas de novo sozinho
na solidão que começa
apenas com o passarinho
dentro da tua cabeça
Manuel António Pina
Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça
que canta na tua garganta
canta onde lhe apeteça
Sou o pássaro que voa
dentro do teu coração
e do de qualquer pessoa
mesmo as que julgas que não
Sou o pássaro da imaginação
que voa até na prisão
e canta por tudo e por nada
mesmo com a boca fechada
E esta é a canção sem razão
que não serve para mais nada
senão para ser cantada
quando os amigos se vão
e ficas de novo sozinho
na solidão que começa
apenas com o passarinho
dentro da tua cabeça
Manuel António Pina
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Conversas Andarilhas em Santa Vitória
As participantes da última sessão das Conversas Andarilhas em Santa Vitória tiveram uma surpresa!
A RTP veio e sentou-se à conversa connosco!
A RTP veio e sentou-se à conversa connosco!
Veja aqui a reportagem
Etiquetas:
Conversas Andarilhas,
Santa Vitória,
Televisão
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Contos de Largo em Largo - S.Matias
Mais uma noite agradável onde a população se deliciou com estórias de todos os tempos!
Etiquetas:
Contos de Largo em Largo,
S. Matias
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Horário de Inverno
Informamos os nossos leitores que já podem consultar aqui o novo horário de inverno ou consultar a página Percursos e Horários
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Votos de Boas Festas
A equipa da Biblioteca Andarilha deseja a todos um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de paz e amor.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Novidades
Hoje sugerimos a leitura de duas histórias maravilhosas...
Novidades disponíveis para si na sua Biblioteca Andarilha!
Boas Leituras!
Etiquetas:
Novidades,
Sugestões de Leitura
sábado, 6 de dezembro de 2014
Contos de Largo em Largo - Santa Clara de Louredo
Mais uma noite bem passada na companhia dos contadores José Craveiro e Ana Santos.
Com a participação da D. Idalina Cassito, uma contadora da localidade!
Com a participação da D. Idalina Cassito, uma contadora da localidade!
Etiquetas:
Contos de Largo em Largo,
Santa Clara de Louredo
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Contos de Largo em Largo - Trindade
Partilhamos convosco novas imagens da inciativa Contos de Largo em Largo, desta vez em Trindade.
Uma noite em que o conto e o cante se encontraram, através do trabalho dos contadores Ana Sofia Paiva e Victória Gullon e da participação do Grupo Coral Serões de Aldeia da Trindade.
Uma noite em que o conto e o cante se encontraram, através do trabalho dos contadores Ana Sofia Paiva e Victória Gullon e da participação do Grupo Coral Serões de Aldeia da Trindade.
Etiquetas:
Contos de Largo em Largo,
Trindade
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Poesia de José Régio
Cântico negro
"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
José Régio
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Sugestão de Leitura
Hoje temos como sugestão de leitura o livro Capitãs de Abril, de Ana Sofia Fonseca.
Uma obra que retrata a Revolução dos Cravos vivida pelas mulheres dos militares, todas elas protagonistas na sombra durante um dos mais importantes acontecimentos do século XX português.
Uma obra que retrata a Revolução dos Cravos vivida pelas mulheres dos militares, todas elas protagonistas na sombra durante um dos mais importantes acontecimentos do século XX português.
Etiquetas:
Sugestões de Leitura
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Bibliotecas Itinerantes
Partilhamos convosco fotografias de todas as bibliotecas itinerantes que participaram no I Encontro Luso Espanhol de Bibliotecas Itinerantes, que ocorreu na cidade da Guarda.
A partilha de experiências, dificuldades, saberes e expectativas une-nos e dá-nos força para continuarmos por trilhos e veredas caminhando todos na mesma direcção.
Bem hajam Andarilhos Itinerantes!
A partilha de experiências, dificuldades, saberes e expectativas une-nos e dá-nos força para continuarmos por trilhos e veredas caminhando todos na mesma direcção.
Bem hajam Andarilhos Itinerantes!
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
Subscrever:
Mensagens (Atom)















