No Centro Social desta Freguesia poderá apreciar a Exposição de Fotografia e Poesia intitulada "Olhares Poéticos Sobre o Real - Universos de Poesia".
terça-feira, 22 de maio de 2012
Semana Aberta em Santa Vitória
Etiquetas:
Santa Vitória,
Semana Aberta
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Leitura Furiosa
Pela primeira vez em Beja, a iniciativa Leitura Furiosa envolveu nos dias 11, 12 e 13 de Maio os escritores Afonso Cruz e Maria Conceição Ruivo, os ilustradores Paulo Monteiro e Susa Monteiro, que trabalharam narrativas de grupos da Comunidade Terapêutica da Horta Nova.
A Leitura Furiosa é um acontecimento anual que dura 3 dias, imaginado e levado a cabo pela Associação Cardan (Amiens - França) em simultâneo em várias cidades de alguns países (em Portugal: Lisboa – Casa da Achada; Porto: Fundação Serralves; Beja – Biblioteca Municipal de Beja) e consiste num momento de encontro de pessoas «zangadas com a leitura» com escritores. Um momento único que permite a um não-leitor aproximar-se da escrita através do trabalho desenvolvido com um escritor.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Em memória a Joaquim Figueira Mestre
Bibliotecas sem sono
Existem bibliotecas improváveis:
bibliotecas de caixas de fósforos
bibliotecas de brinquedos de madeira ou latão
bibliotecas de papel
Existem bibliotecas de livros do tamanho de um bago de milho
que pulsam na palma de uma mão.
Existem bibliotecas improváveis
as que se reinventam sem parar
as que ardem
as que crepitam mesmo nos dias mais frios.
Existem bibliotecas cheias de ar, vazias,
outras , cheias de risos, palmas.
Almas.
Ora casa, ora abrigo, porto de chegada e de partida
dos seus únicos senhorios: os leitores e os não leitores.
Algumas bibliotecas acreditam.
Viveram tantas histórias que estão condenadas a acreditar.
São de todas as mais raras.
Teimam em iluminar rumos
sinalizar o chão firme da cultura da palavra
da boa palavra
como a saída para a construção do Homem Novo.
Por acreditarem tanto
que um dia vai ser possível abraçar
todos os que habitam
esse lugar improvável,
reerguem-se permanentemente:
a cada ausência, a cada encantamento,
a cada riso de menino, a cada aplauso,
a cada poema lido ou cantado
a cada memória …
São bibliotecas sem sono.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Pedacinhos de Pessoa
Vamos descobrir o que se esconde atrás de uma folha de papel.
Neste espaço tudo é possível, não se trava a criatividade, não há limites para a imaginação, basta pensar e fazer aparecer aquilo que os outros não vêem… mas que está lá.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
23 de Abril - Dia Mundial do Livro
Hoje a Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago comemora o Dia Mundial do Livro.
Junte-se a nós!
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Encontros cruzados…
Dia após dia marcamos a diferença na vida de todos aqueles que têm a ventura de connosco se cruzar.
Ao longo dos quilómetros percorridos foram muitas as visitas que a Biblioteca Andarilha recebeu. Para além de um espaço de leitura é também um espaço de encontro entre as diferentes gerações. Crianças, jovens, adultos e idosos, encontram aqui, leituras convenientes às suas motivações e interesses.
Na passada semana, contámos com a presença das utentes do Lar da Nossa Senhora da Luz, em Santa Clara de Louredo. Algumas, atraiçoadas pela vista que já não as deixa ver as letras miudinhas, outras, não lhes foi concedida a possibilidade de aprenderem a ler, têm agora nesta Biblioteca, o privilégio que noutros tempos lhe foi recusado, o acesso à informação e o direito à leitura.
São estas as razões pelas quais todos os dias nos fazemos à estrada e apregoamos as leituras de porta a porta.
Etiquetas:
Santa Clara de Louredo
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Bibliotecas Itinerantes em Portugal
A edição de sábado do jornal Diário de Noticias apresenta um artigo sobre Bibliotecas Itinerantes em Portugal.
Leia aqui a reportagem.
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Dia Internacional do Livro Infantil
Com o objetivo de promover o gosto pela leitura junto dos mais novos, o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, em honra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 02 de abril.
Em Portugal, assinala-se esta data com a publicação de um cartaz da autora Yara Kono, vencedora da 15ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.
Neste dia especial, partilhamos consigo a mensagem do poeta mexicano Francisco Hinojosa
Etiquetas:
Comemorações
terça-feira, 27 de março de 2012
O Poder da Palavra...
A palavra dá vida à alma das pessoas que nela encontram uma forma de comunicar.
No passado dia 21 de Março a Biblioteca comemorou o Dia Mundial da Poesia, enaltecendo os poetas de cá... da nossa terra .
Estes e outros exemplares encontram-se ao seu dispor, na sua Paragem de Leitura.
segunda-feira, 19 de março de 2012
A hora do Lobo
Os lobos sabem fugir das armadilhas, são astuciosos no seu caminhar e na caça colaboram entre si com estratégias que revelam a sua inteligência, mas será que são sempre bem sucedidos nas suas investidas?
"A Hora do Lobo" insere-se no projecto desenhado para as escolas e jardins-de-infância de meio rural, pretende desmistificar o temperamento feroz atribuído ao lobo que na maior parte das vezes é apresentado como um animal cruel e selvagem, impiedoso, quase sempre estúpido, pelo que é o perdedor na maior parte das histórias.
A literacia visual, a leitura em voz alta com livro em presença, a narração oral, os jogos de leitura, a leitura orientada (espaços de pesquisa e consulta bibliográfica), a expressão corporal, a produção de “escrita criativa”, serão algumas das estratégias que darão forma a este plano que tem como finalidade potenciar a compreensão e motivação leitoras, e consequentemente conduzir à desmistificação da representação do medo.
segunda-feira, 5 de março de 2012
De Escola em Escola...
Algumas imagens dizem mais do que as palavras...veja alguns dos momentos do projecto
"A Mala das Sensações"
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
II Semana Aberta em S.Matias
No passado sábado, a Biblioteca Andarilha marcou presença na II Semana Aberta, promovida pela Câmara Municipal de Beja.
As Histórias de fazer Tem Tem e Histórias com Avós pela mão, foram as actividades que preparámos para oferecer a esta população.
Etiquetas:
Semana Aberta
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Leva-me contigo
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Biblioteca Andarilha - Um Espaço Cultural e Social
Esta semana aproveitamos este nosso espaço de partilha para agradecer à D. Ana Monge Palma, utilizadora da Biblioteca Andarilha em Baleizão, que na passada semana teve a gentileza de nos remeter uma carta de gratificação pelos serviços que lhe prestamos.
A D. Ana enviou "um abraço de agradecimento para todos e que nos vamos vendo sempre, já é muito bom". E será ainda melhor se nos formos encontrando e ao mesmo tempo contribuindo para melhorar o bem-estar de quem vai ao nosso encontro.
Bem-haja D. Ana, são pessoas como a senhora que nos dão razão para percorrer as freguesias rurais semana a semana.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
A Biblioteca Andarilha na Semana Aberta
A Câmara Municipal de Beja promove a 1ª Semana Aberta nas freguesias rurais do concelho, a ter lugar na Trindade, de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro.
Durante estes dias, o Município de Beja concentrará esforços no acompanhamento da freguesia da Trindade e da sua população, quer pelo executivo, quer pelas diversas áreas de actuação dos serviços da Câmara.
A Biblioteca Andarilha dá o seu contributo, realizando leituras de porta em porta que convidam a todos, no dia 3 de Fevereiro pelas 19 horas, a assistir à projecção de um excerto das imagens recolhidas no dia 6 de Janeiro, na representação do “Auto de Natal - O Presépio” pelas pessoas da Trindade (baseado num livro com o texto desse auto que tem vindo a passar de pais para filhos com o compromisso de o levar à cena e de o divulgar).
LOA
Quatro mil anos seguidos
Chorou o mundo em pecado
Esperando o tão desejado
Messias
Messias o filho de Deus
Que a Adão foi prometido
Para que o mundo perdido
Restaurasse
Alegrai-vos triste mundo
Que há-de vir em vossos dias
O vosso esperado Messias
Deus menino
Vereis por glória vossa
Esta noite esse portento
Seu excelso nascimento
Tão divino.
in Auto de Natal "O Presépio", autor desconhecido.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Outras Bibliotecas Itinerantes...
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro presta o serviço de leitura itinerante através do Bibliomóvel, que percorre as dezanove freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis.
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Pequenos grandes utilizadores
Ao longo do nosso percurso temos contado frequentemente com a presença de avós e netos que dão sentido ao trabalho que relizamos.
De tal é exemplo, a D. Domingas e o Marcos, utilizadores do nosso espaço na Paragem de Leitura em Santa Clara de Louredo.
Sem que nos apercebêssemos, a pouco e pouco, a Biblioteca Andarilha tem vindo a criar necessidades de intervenção, nomeadamente ao nível da promoção de competências pré-leitoras em crianças do meio rural.
Estas e outras constatações são estímulos para a criação de projectos de intervenção nesta área.
Etiquetas:
Santa Clara de Louredo
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Sigam a Estrela…venham ver o Presépio da Trindade!
Pedimos à D. Mariana Lopes, que nos deixasse partilhar um pouquinho das conversas que temos tido a propósito do LIVRO.
Ela deixou... Mostrou-nos o LIVRO que recebeu de família e enquanto o folheava e falava do mistério que ele encerra, vão entrando na conversa e no salão, as pessoas que com ela dão corpo a uma das mais genuínas manifestações culturais do Baixo Alentejo: o Presépio da Trindade.
Pela porta vão entrando, bem protegidos do frio, os personagens que fazem a história: a Nª Senhora, o tonto Cosme, Gabriel, Soldados, o pastor alarve, os Centuriões, o poderoso Herodes, os Reis Magos - sentam-se em torno da mesa, com camilha improvisada, à espera de serem chamados para entrar em cena.
Disse-nos quem sabe: que o Auto é único, que no concelho de Beja também se fez em S. Matias e em Santa Clara do Louredo (Boavista), que não se apresentava já há alguns anos.
Na próxima sexta - feira, quando derem as 21.00H, estaremos de novo na Trindade, desta vez a assistir à apresentação. Estaremos torcendo para que cada frase saia sem tropeço e tudo corra melhor do que imaginaram os que, nas últimas semanas, o ensaiam no salão do Centro Paroquial da Trindade.
Para lá chegar, basta entrar na aldeia, sempre a direito, até que o branco e a escadaria da igreja, prendam o olhar. Venham bem agasalhados, a noite vai estar fria. Desde o princípio dos tempos que os Reis chegam sempre nas noites frias.
Cheguem cedo para não perderem… a abertura cantada pelos homens, o correr titubeante do pano de cena, os versos da Loa ditos por quem ainda sabe. Sigam a estrela e venham aquecer a Alma.
Ela deixou... Mostrou-nos o LIVRO que recebeu de família e enquanto o folheava e falava do mistério que ele encerra, vão entrando na conversa e no salão, as pessoas que com ela dão corpo a uma das mais genuínas manifestações culturais do Baixo Alentejo: o Presépio da Trindade.
Pela porta vão entrando, bem protegidos do frio, os personagens que fazem a história: a Nª Senhora, o tonto Cosme, Gabriel, Soldados, o pastor alarve, os Centuriões, o poderoso Herodes, os Reis Magos - sentam-se em torno da mesa, com camilha improvisada, à espera de serem chamados para entrar em cena.
Disse-nos quem sabe: que o Auto é único, que no concelho de Beja também se fez em S. Matias e em Santa Clara do Louredo (Boavista), que não se apresentava já há alguns anos.
Na próxima sexta - feira, quando derem as 21.00H, estaremos de novo na Trindade, desta vez a assistir à apresentação. Estaremos torcendo para que cada frase saia sem tropeço e tudo corra melhor do que imaginaram os que, nas últimas semanas, o ensaiam no salão do Centro Paroquial da Trindade.
Para lá chegar, basta entrar na aldeia, sempre a direito, até que o branco e a escadaria da igreja, prendam o olhar. Venham bem agasalhados, a noite vai estar fria. Desde o princípio dos tempos que os Reis chegam sempre nas noites frias.
Cheguem cedo para não perderem… a abertura cantada pelos homens, o correr titubeante do pano de cena, os versos da Loa ditos por quem ainda sabe. Sigam a estrela e venham aquecer a Alma.
Obrigada pelo presépio D. Mariana.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Feliz Natal... e Boas Leituras!

A Biblioteca Andarilha deseja a todos os utilizadores:
Um Feliz Natal
Um Próspero Ano Novo
e
Boas Leituras!
Subscrever:
Mensagens (Atom)











