
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Biblioteca Andarilha - Um Espaço Cultural e Social
Esta semana aproveitamos este nosso espaço de partilha para agradecer à D. Ana Monge Palma, utilizadora da Biblioteca Andarilha em Baleizão, que na passada semana teve a gentileza de nos remeter uma carta de gratificação pelos serviços que lhe prestamos.
A D. Ana enviou "um abraço de agradecimento para todos e que nos vamos vendo sempre, já é muito bom". E será ainda melhor se nos formos encontrando e ao mesmo tempo contribuindo para melhorar o bem-estar de quem vai ao nosso encontro.
Bem-haja D. Ana, são pessoas como a senhora que nos dão razão para percorrer as freguesias rurais semana a semana.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
A Biblioteca Andarilha na Semana Aberta
A Câmara Municipal de Beja promove a 1ª Semana Aberta nas freguesias rurais do concelho, a ter lugar na Trindade, de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro.
Durante estes dias, o Município de Beja concentrará esforços no acompanhamento da freguesia da Trindade e da sua população, quer pelo executivo, quer pelas diversas áreas de actuação dos serviços da Câmara.
A Biblioteca Andarilha dá o seu contributo, realizando leituras de porta em porta que convidam a todos, no dia 3 de Fevereiro pelas 19 horas, a assistir à projecção de um excerto das imagens recolhidas no dia 6 de Janeiro, na representação do “Auto de Natal - O Presépio” pelas pessoas da Trindade (baseado num livro com o texto desse auto que tem vindo a passar de pais para filhos com o compromisso de o levar à cena e de o divulgar).
LOA
Quatro mil anos seguidos
Chorou o mundo em pecado
Esperando o tão desejado
Messias
Messias o filho de Deus
Que a Adão foi prometido
Para que o mundo perdido
Restaurasse
Alegrai-vos triste mundo
Que há-de vir em vossos dias
O vosso esperado Messias
Deus menino
Vereis por glória vossa
Esta noite esse portento
Seu excelso nascimento
Tão divino.
in Auto de Natal "O Presépio", autor desconhecido.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Outras Bibliotecas Itinerantes...
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro presta o serviço de leitura itinerante através do Bibliomóvel, que percorre as dezanove freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis.
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Pequenos grandes utilizadores
Ao longo do nosso percurso temos contado frequentemente com a presença de avós e netos que dão sentido ao trabalho que relizamos.
De tal é exemplo, a D. Domingas e o Marcos, utilizadores do nosso espaço na Paragem de Leitura em Santa Clara de Louredo.
Sem que nos apercebêssemos, a pouco e pouco, a Biblioteca Andarilha tem vindo a criar necessidades de intervenção, nomeadamente ao nível da promoção de competências pré-leitoras em crianças do meio rural.
Estas e outras constatações são estímulos para a criação de projectos de intervenção nesta área.
Etiquetas:
Santa Clara de Louredo
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Sigam a Estrela…venham ver o Presépio da Trindade!
Pedimos à D. Mariana Lopes, que nos deixasse partilhar um pouquinho das conversas que temos tido a propósito do LIVRO.
Ela deixou... Mostrou-nos o LIVRO que recebeu de família e enquanto o folheava e falava do mistério que ele encerra, vão entrando na conversa e no salão, as pessoas que com ela dão corpo a uma das mais genuínas manifestações culturais do Baixo Alentejo: o Presépio da Trindade.
Pela porta vão entrando, bem protegidos do frio, os personagens que fazem a história: a Nª Senhora, o tonto Cosme, Gabriel, Soldados, o pastor alarve, os Centuriões, o poderoso Herodes, os Reis Magos - sentam-se em torno da mesa, com camilha improvisada, à espera de serem chamados para entrar em cena.
Disse-nos quem sabe: que o Auto é único, que no concelho de Beja também se fez em S. Matias e em Santa Clara do Louredo (Boavista), que não se apresentava já há alguns anos.
Na próxima sexta - feira, quando derem as 21.00H, estaremos de novo na Trindade, desta vez a assistir à apresentação. Estaremos torcendo para que cada frase saia sem tropeço e tudo corra melhor do que imaginaram os que, nas últimas semanas, o ensaiam no salão do Centro Paroquial da Trindade.
Para lá chegar, basta entrar na aldeia, sempre a direito, até que o branco e a escadaria da igreja, prendam o olhar. Venham bem agasalhados, a noite vai estar fria. Desde o princípio dos tempos que os Reis chegam sempre nas noites frias.
Cheguem cedo para não perderem… a abertura cantada pelos homens, o correr titubeante do pano de cena, os versos da Loa ditos por quem ainda sabe. Sigam a estrela e venham aquecer a Alma.
Ela deixou... Mostrou-nos o LIVRO que recebeu de família e enquanto o folheava e falava do mistério que ele encerra, vão entrando na conversa e no salão, as pessoas que com ela dão corpo a uma das mais genuínas manifestações culturais do Baixo Alentejo: o Presépio da Trindade.
Pela porta vão entrando, bem protegidos do frio, os personagens que fazem a história: a Nª Senhora, o tonto Cosme, Gabriel, Soldados, o pastor alarve, os Centuriões, o poderoso Herodes, os Reis Magos - sentam-se em torno da mesa, com camilha improvisada, à espera de serem chamados para entrar em cena.
Disse-nos quem sabe: que o Auto é único, que no concelho de Beja também se fez em S. Matias e em Santa Clara do Louredo (Boavista), que não se apresentava já há alguns anos.
Na próxima sexta - feira, quando derem as 21.00H, estaremos de novo na Trindade, desta vez a assistir à apresentação. Estaremos torcendo para que cada frase saia sem tropeço e tudo corra melhor do que imaginaram os que, nas últimas semanas, o ensaiam no salão do Centro Paroquial da Trindade.
Para lá chegar, basta entrar na aldeia, sempre a direito, até que o branco e a escadaria da igreja, prendam o olhar. Venham bem agasalhados, a noite vai estar fria. Desde o princípio dos tempos que os Reis chegam sempre nas noites frias.
Cheguem cedo para não perderem… a abertura cantada pelos homens, o correr titubeante do pano de cena, os versos da Loa ditos por quem ainda sabe. Sigam a estrela e venham aquecer a Alma.
Obrigada pelo presépio D. Mariana.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Feliz Natal... e Boas Leituras!

A Biblioteca Andarilha deseja a todos os utilizadores:
Um Feliz Natal
Um Próspero Ano Novo
e
Boas Leituras!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Vidas...
Após uma vida de dedicação ao ensino, o prof. Reinaldo Campanela, tem agora mais tempo para a leitura.
São vários os géneros literários de que gosta, demonstrando especial interesse pelos romances e literatura que mencione factos da guerra colonial. Neste momento dedica-se à leitura de biografias, daqueles que pelo talento se imortalizaram.
Para quem partilha dos mesmos gostos literários, fica aqui a sugestão do Sr. Reinaldo.

Etiquetas:
Sugestões de Leitura
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Expressões...
A construção colectiva deste quadro pelas crianças do pré-escolar de Baleizão foi inspirada no conto tradicional Os dois Corvos, apresentado no âmbito do projecto "A Mala das Sensações".
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
A Páginas Tantas...
...é a designação escolhida para o programa - Escolas, que constituirá a oferta permanente da Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, para 2012/2013.
Pretende-se que as escolas que integram o Projecto de Leitura em Meio Rural promovido pela Biblioteca Andarilha, também participem nestas actividades.
O programa foi definido de forma a responder às orientações curriculares para a leitura, abrange os vários ciclos de escolaridade e pretende promover a competência leitora, as expressões e o prazer na relação com a palavra.
A compreensão e expressão oral, a leitura e escrita e o conhecimento explícitos da língua, são os fios condutores deste programa.
Poderá marcar visita ao PARQUE DOS POETAS onde as palavras se abrigam nos invernos frios, à CASA DE PAPEL habitada por imagens e ilusões ou ao LABORATÓRIO DA LÍNGUA, e experimentar a palavra: inventar...
Livros nas pontas dos dedos, Livros andarilhos, A casa onde moram as palavras, Narrâncias, Maldita Poesia, Poemetria, Do outro lado do espelho, são outras das ofertas que poderá encontrar na sua biblioteca.
Etiquetas:
Biblioteca Municipal de Beja
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Biblioteca Itinerante da Guarda
Partilhamos consigo a reportagem emitida pela SIC sobre o trabalho da Biblioteca Itinerante da Guarda, a funcionar como um pólo móvel da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
O Município da Guarda reactivou a antiga carrinha da Fundação Calouste Gulbenkian e devolveu às aldeias do concelho o acesso a este serviço.
Biblioteca itinerante na Guarda

http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article954824.ece
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
De escola em escola...
Com a finalidade de promover o gosto voluntário pelo livro e pela leitura, a Biblioteca Andarilha desenhou um projecto destinado às Escolas de Ensino Básico e Jardins-de-infância do meio rural, que se desdobra em dois momentos: “A MALA DAS SENSAÇÕES” e a “HORA DO LOBO”.
O primeiro decorrerá desde o final de Outubro até Fevereiro e o segundo de Março a Junho de 2012.
Tendo em conta a formação do leitor, pretende-se potenciar a compreensão e motivação leitoras, através da literacia visual, da leitura em voz alta com livro em presença, da narração oral, das ginásticas e rodas de leitura, da produção de escrita criativa e de ilustração.
A exploração de diferentes materiais, também fará parte integrante deste projecto e proporcionará novas experiências que visam estimular as sensações e consequentemente conduzir à desmistificação da representação do medo.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
As Bibliotecas Itinerantes em Portugal
Se desejar conhecer melhor as Bibliotecas Itinerantes existentes no nosso país, visite o site http://anavevoadora.wetpaint.com/ e saiba mais sobre os sessenta e nove veículos que circulam actualmente.
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
"Livros do meu tempo..."
É assim que a D. Mariana Engrácia Palma, de 79 anos e residente na Cabeça Gorda, solicita os livros que deseja ler.
“Sou uma pessoa que desde sempre gostou muito de ler e cada bocadinho do dia que tenho livre, leio sempre”- diz.
Nesta última paragem requisitou O Crime do Padre Amaro. Nos últimos tempos releu a Rosa do Adro, que diz ser um livro do qual gostou muito e que a fez viajar aos seus treze anos, a idade que tinha quando o leu pela primeira vez. Gosta especialmente da literatura que marcou a sua juventude e distingue os escritores: Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Júlio Dinis, Manuel da Fonseca e Fernando Namora, como os da sua eleição.
Para quem quiser embarcar numa viajem ao passado ou simplesmente deseja uma boa companhia, requisite já na Paragem de Leitura da sua Freguesia, um dos seguintes títulos, recomendados pela D. Mariana.
Etiquetas:
Cabeça Gorda
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Bibliotecas Itinerantes...a rede mais social!
![]() |
A Biblioteca Andarilha foi convidada a participar num dos mais importantes congressos sobre Bibliotecas Itinerantes, a realizar no próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro em Alcará de Henares, Madrid, dedicado ao tema "La Red más Social".
O congresso é organizado pela ACLEBIM - Asociacion de Profesionales de Bibliotecas Móviles e a Comunidad de Madrid.
Para além das comunicações e da troca de experiências entre os profissionais das Bibliotecas Itinerantes, serão também divulgados os Prémios ACLEBIM, que distinguem trabalhos e profissionais da área.
Como não é possível a nossa participação, fica a divulgação do congresso e a partilha do trabalho realizado pela ACLEBIM ,que pode consultar em: www.bibliobuses.com/
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
A Leitura como Terapia
Está provado que um livro é uma boa companhia para quem tem sede de aprender, assim como é considerável a sua importância nos momentos de lazer.
A leitura é uma terapia que exercita a memória uma vez que os enredos e as histórias apresentadas nos livros ajudam a reflectir sobre a vida real.
A D. Palmira (na foto à esquerda) que marca encontro connosco na Paragem de Leitura em Santa Clara de Louredo, gosta de vários géneros literários e diz: “A leitura ajuda-me a pensar, exercita-me a memória”. É o testemunho de quem sofre com as contrariedades surgidas ao longo da vida, mas que não se dá por vencida e está disposta a combater os sinais da velhice.
Etiquetas:
Santa Clara de Louredo
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Novo horário, novos percursos
Terminou o Verão e a Biblioteca Andarilha regressa ao horário habitual. Após algumas solicitações no âmbito de novas intervenções, a equipa técnica reuniu esforços no sentido de dar resposta a essas necessidades.
Para saber quando e onde vamos estar na Paragem de Leitura da sua Freguesia consulte a página de percursos e horários.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
A leitura como forma de inclusão
Robson Mendonça, de 60 anos, alimentou o sonho de melhorar de vida e criar uma biblioteca itinerante para pessoas que moram na rua.
Inspirado no livro "Revolução dos Bichos", de George Orwell, lançou mãos à obra e criou a Bicicloteca.
Inspirado no livro "Revolução dos Bichos", de George Orwell, lançou mãos à obra e criou a Bicicloteca.
![]() |
| Saiba mais em: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/agosto/um-morador-de-rua-a-favor-da-leitura |
Etiquetas:
Bibliotecas Itinerantes
Subscrever:
Mensagens (Atom)





