segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Palavras ao largo …

… Escutaram-se na noite de contos realizada na Trindade, no passado dia 8 de Setembro, pela Biblioteca Municipal de Beja.
O sarau de estórias tradicionais teve como tecto as estrelas, e as arcadas da igreja como cenário, repletas de gente da aldeia. Crianças, jovens, adultos e idosos, não houve quem faltasse.
Cristina Taquelim, para quem as palavras são como pão para a boca, animou a noite, e fez brilhar os olhos dos populares, que nessa noite saíram à rua a fim de escutar os contos e as histórias maravilhosas.
Houve espaço para algumas leituras por Helena Ribeiro, que deu voz ao texto "O largo" de Manuel da Fonseca, que tão bem retata o meio rural para o qual se direcciona o trabalho da Biblioteca Andarilha.  
Já a lua ia alta quando a sessão terminou e...
                    ... ficou a promessa de regressarmos com mais estórias.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Memórias que se apagam com tempo


À medida que o tempo passa, aumenta o número de inscrições na Biblioteca Andarilha. As pessoas deixaram de olhar com desconfiança a carrinha que anuncia quinzenalmente a chegada das leituras em cada localidade, e vão ao seu encontro em busca de livros e notícias da actualidade que preencham o seu dia-a-dia.
Na passada semana, na Paragem de Leitura em Mombeja, veio a D. Mariana Antónia Raimundo  decidida a realizar a sua inscrição. No momento em que nos dava os seus dados pessoais, foi atraiçoada pela memória, que lhe pregou uma partida e fê-la esquecer a sua idade. Não preocupada com tal facto, a D. Mariana deu uns passos a sua casa e trouxe consigo o seu cartão de identificação que desbloqueou aquele entorpecimento da memória.
A todas as pessoas que pelo passar dos anos, se vão esquecendo de detalhes pouco importantes, dedicamos este poema:


Louvor do Esquecimento

Bom é o esquecimento.
Senão como é que
O filho deixaria a mãe que o amamentou?
Que lhe deu a força dos membros e
O retém para os experimentar.

Ou como havia o discípulo de abandonar o mestre
Que lhe deu o saber?
Quando o saber está dado
O discípulo tem de se pôr a caminho.

Na velha casa
Entram os novos moradores.
Se os que a construíram ainda lá estivessem
A casa seria pequena de mais.

O fogão aquece. O oleiro que o fez
Já ninguém o conhece. O lavrador
Não reconhece a broa de pão.

Como se levantaria, sem o esquecimento
Da noite que apaga os rastos, o homem de manhã?
Como é que o que foi espancado seis vezes
Se ergueria do chão à sétima
Pra lavrar o pedregal, pra voar
Ao céu perigoso?

A fraqueza da memória dá
Fortaleza aos homens.

Bertold Brecht, in 'Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e outros Poemas'
Tradução de Paulo Quintela

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

São momentos...

É no Verão que as pessoas mais gostam de usufruir de espaços ao ar livre. A Biblioteca Andarilha não fica indiferente a este facto e leva aos nossos utilizadores contos do andarilhar, actividades de expressão e os documentos a que já os habituámos. Pretendemos assim, preencher o tempo livre de todos os utilizadores, proporcionando momentos agradáveis de cultura e lazer e colmatar os efeitos da solidão que se fazem sentir em algumas localidades.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conversas com pão e melão!

 


Numa manhã quente de Agosto, fomos visitar Quintos e parámos onde é habitual, junto à ponte.
Sentados num banco estavam dois idosos, um perguntou se havia algum jornal com as notícias da Volta a Portugal em Bicicleta e consultou os temas  do seu interesse. Entretanto chegaram  mais idosos, que ao que parece vão ali para conviver e petiscar qualquer coisita (um melão),  que um deles se encarregou de trazer.
Os temas que deram o mote à conversa não divergiram muito no que se refere aos assuntos dos interesses  dos homens: caça, desporto e as notícias do nosso quotidiano abordadas no generalista Correio da Manhã.
As notícias dos jornais, os temas das revistas e o naco de pão com melão, originaram um momento de partilha e discussão em que não importa quem tem a razão.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Uma tarde diferente...

 



Passámos uma tarde diferente no dia 9 de Agosto em Mombeja.
O Vasco comemorou o seu 9ª aniversário e resolveu realizar a sua festa durante a Paragem da Biblioteca Andarilha, onde habitualmente decorrem as actividades de animação de leitura.
Juntou os seus amigos e depois de requisitados os livros para mais uns dias de férias, cantámos os parabéns, partimos o bolo de aniversário e brindámos...
Sairam divertidos e felizes, a festa terminou com a leitura de algumas histórias.
Os nossos parabéns ao Vasco e que continue a ser um grande leitor!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bibliotecas Itinerantes...espaços de partilha!

 
É através deste blog que partilhamos consigo o trabalho que a Biblioteca Andarilha desenvolve por terras alentejanas.
Mas para que saiba que não estamos sozinhos e que o nosso sonho é partilhado por outros, em diversas partes do país e do mundo, iremos sugerir que espreite o trabalho de outras Bibliotecas Itinerantes.
Hoje aconselhamos o blog O Papalagui, onde são relatadas por Nuno Marçal "as andança da Bibliomóvel por terras e gentes de Proença-a-Nova"



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Andarilha de todas as gerações!

As Paragens da Biblioteca Andarilha são cada vez mais um ponto de encontro entre as diferentes gerações.
Crianças, jovens, adultos e idosos são a imagem de uma biblioteca de todos e  para todos, independentemente da idade, dos gostos e dos interesses.
Juntos trocam ideias, olhares, vivências e saberes...



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Para os nossos leitores!

A Biblioteca Andarilha conta com quase dois anos de serviço ao dispor da população das freguesias rurais. Este tempo favoreceu a criação de laços e aumentou a cumplicidade entre técnicos e utilizadores, possibilitado tomar consciência dos seus gostos e preferências, e por conseguinte, efectuar um aconselhamento bibliográfico assertivo.

Em cada quilómetro percorrido, os gestos e acções que realizamos são sempre a pensar em quem espera por uma biblioteca que se move pelo interesse dos seus utilizadores, e que tem em conta as suas sugestões.

Por todas estas motivações, as novidades são adquiridas a pensar em si!


 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Literatura para os mais jovens

Um dos principais objectivos da Biblioteca Andarilha é servir bem os seus utilizadores, por isso todas as aquisições que fazemos são sempre a pensar em si!
Este e outros destaques farão as delícias dos mais jovens este Verão.
Encontre-se connosco na Paragem de Leitura da sua Freguesia e surpreenda-se com as nossas sugestões!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ilustradores por um dia...

Ao chegar ao fim de mais um ano lectivo, a Biblioteca Andarilha convidou as Escolas de Ensino Básico e Jardins-de-Infância das freguesias rurais, a visitar a Exposição de Bernardo Carvalho, patente na Cave da Biblioteca Municipal de Beja, no passado mês de Junho.
Esta exposição integrou o VII Festival Internacional de BD de Beja e para além da exploração de imagens, possibilitou o contacto com  materiais que o autor utiliza para produzir as suas ilustrações.
No final da visita, as crianças foram convidadas a  experimentar algumas técnicas de ilustração, que permitiram dar largas à imaginação e ... descobrir novos artistas.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itinerários cruzados



Para além de servir os habitantes das freguesias rurais, a Biblioteca Andarilha, interage com alguns vendedores ambulantes que se cruzam nos itinerários percorridos. Deste facto é exemplo o senhor Nelson Rodrigues (na foto à direita) que é um assíduo leitor dos jornais.
Como se tem vindo a verificar, é natural que os homens se juntem para conviverem, lerem as notícias fresquinhas e trocarem opiniões acerca do que se passa no mundo, o que revela que a população do meio rural também gosta de estar informada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nestas férias arrume a bagagem e leve consigo... um livro!

Chegou o Verão e com ele o calor abrasador característico da planície alentejana!
É nesta época do ano que tanto ansiamos pelo merecido descanso. Para que as suas férias sejam uma aventura, um romance ou uma poesia torne-as simplesmente fantásticas na companhia de um livro, que pode requisitar na Paragem de Leitura da sua localidade.

Com o intuito de manter a qualidade dos serviços prestados, a Biblioteca Andarilha tem novo horário. Fique a saber quando e onde vamos estar, através da página do nosso blogue referente a horários.
Espere por nós e veja as sugestões de leitura que temos para lhe oferecer!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Será que a velhice é sinónimo de sabedoria?

Dê algum do seu tempo aos mais velhos e saiba se é ou não?!

A convite da Junta de Freguesia de Albernoa, a Biblioteca Andarilha participou na Feira Anual do Idoso, que se realizou de 17 a 19 de Junho de 2011.
Foi com enorme alegria que lá encontrámos algumas das nossas utilizadoras, que marcaram presença e participaram no evento, em representação da Instituição que as abraça.
Nesta feira onde o idoso é que impera, houve espaço para aprender a realizar alguns jogos que exigem perícia e destreza. Embora sejamos mais jovens não foi nada fácil resolvê-los e se não fosse a ajuda dos mais velhos, ainda lá estávamos às voltas, a tentar desvendá-los.
À tardinha, no regresso à cidade, sentimo-nos cheias de jogo e mais ricas no espírito.

A todos os idosos muito obrigada pela partilha!

A Sabedoria da Velhice

Aquele que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde, ano após ano e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável rede das suas relações e interdependências e como, desde que a memória se mantenha desperta, nada daquilo que é transitório e já se passou se perde.

Hermann Hesse, in 'Elogio da Velhice'



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cumplicidade e Fidelidade!

São estas as palavras que melhor definem os laços de amizade, que se têm cimentado ao longo dos quilómetros percorridos. 
Mais do que uma paragem de leitura e informação, a Biblioteca Andarilha, é um local de escuta, de convívio e de partilha de conhecimentos e sabedoria.
Desta realidade é exemplo a D. Cecília Urbano, residente em Vila Azedo e utilizadora do nosso espaço. Manifesta um gosto especial pelas revistas Arte e Ideias e Mãos de Fada, de onde retira moldes e ideias para realizar os seus trabalhos em croché e de bainhas abertas com muita mestria. Diz que aprendeu a fazer renda com a irmã, que por sua vez também ela aprendeu com as primas. Começou por fazer as pontas em renda para as combinações e os naperons para o enxoval. Hoje tem toalhas e  naperons de fazer inveja!
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, veja alguns dos trabalhos realizados pela D. Cecília.

Se também tem arte com agulha e linha, partilhe connosco na Paragem de Leitura da sua freguesia!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Uma Biblioteca para Todos!

Ao longo da semana que passou foram vários os utilizadores que manifestaram agrado pelo facto da Biblioteca Andarilha ter sido notícia no programa Portugal em Directo, exibido no passado dia 24 de Maio.
A D. Maria Monge Palma, residente em Baleizão, exteriorizou os seus sentimentos proferindo o seguinte comentário: "Matei saudades vossas, quando os vi na televisão. Se não fossem estes jovens não tinha acesso aos livros. Fiquei muito contente de vos ver".
São palavras como estas, ditas com sentimento, que nos dão alento para nos fazermos à estrada todos os dias, quer faça chuva ou faça sol, e servir o melhor possível quem utiliza este nosso espaço, uma Biblioteca intergeracional, com serviços dirigidos a crianças, jovens, adultos e idosos e que promove o acesso a este bem cultural que é a leitura.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Reportagem da Biblioteca Andarilha na RTP - PORTUGAL EM DIRETO



A Biblioteca Andarilha continua a ser notícia!
Visualize a reportagem exibida no dia 24 de Maio de 2011 (2ª parte aos 9:07 minutos), no programa Portugal em Directo  da RTP e fique a conhecer-nos melhor.   

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O som que anuncia a chuva e as leituras

Pensámos muito sobre o som que anunciaria a chegada da Biblioteca Andarilha a cada lugar e, porque na memória das comunidades, o som do Amola Tesouras ainda persiste anunciando a chegada da chuva, fazemos dele diariamente o convite para sair à rua e receber a Biblioteca Andarilha.

Hoje, assim que o som se escuta na aldeia, as mulheres saem à rua de avental no corpo e sacos com livros na mão, elas sabem que esta é a hora de escolher as leituras que as vão acompanhar nos próximos quinze dias. A língua solta-se tagarela e vamos perebendo do que gostam, do que precisam e o que esperam de nós.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um serviço personalizado...


No passado Verão, enquanto percorriamos as ruas da aldeia nova em  Baleizão, surgiu à porta de sua casa, uma senhora a acenar na nossa direcção, parámos, baixámos o som que nos anunciava e a senhora perguntou-nos se poderia ter acesso ao nosso serviço. Saímos imediatamente da Biblioteca Andarilha e constatámos que a senhora, D. Ana Palma, estava condicionada a uma cadeira de rodas.
Aquela não era a rua assinalada com a Paragem de Leitura, mas a partir desse dia, em vez de duas paragens  em Baleizão, passámos a realizar mais numa, e que bem que nos sabe o sentimento de dever cumprido.
Para além da D. Ana (no meio, foto em cima) quem também tirou beneficio deste serviço ao domicílio, foram as suas vizinhas, D. Mariana (à esquerda) e  D. Cecília (à direita), que levam leituras para elas e para os netos.
A D. Ana para além de fazer as suas malhas e de cuidar das suas plantas, passa o tempo na companhia de livros de poesia e de medicinas alternativas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vamos semear a palavra!

 


Na passada sexta-feira, o Externato António Sérgio, em Beringel, promoveu uma tarde de actividades denominada "Ler é conhecer e aprender", no âmbito da qual a Biblioteca Andarilha deu o seu contributo.
O jardim  foi  fonte de inspiração para se ouvirem e contarem estórias, que deram o mote a  actividades de escrita criativa, realizadas com as turmas de quintos e sextos anos. 
Diz quem lá passou, que o jardim estava mais belo do que o costume. Talvez porque os jardins só são verdadeiramente genuínos se, para além das árvores e flores, estiverem repletos de gente, ou então porque os textos elaborados pelas crianças lhe deram mais vida e cor.
Se alguém souber o verdadeiro motivo de tanta beleza, deixe neste espaço o seu parecer.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Biblioteca Andarilha ...


... quinzenalmente percorre pela manhã as ruas de Nossa Senhora das Neves e apregoa a chegada ao som do Amola Tesouras. Na Paragem de Leitura, os homens que aguardam pela leituras frescas acabadinhas de sair, sabem que aquele é o som que traz as leituras. Uns leiem tudo ao pormenor e não deixam escapar as notícias da actualidade, outros porque a vista já não vê bem, lêem as "letras grandes" e observam as imagens. 
Cria-se alí no meio do largo, uma discussão motivada pelas leituras e opiniões de cada um.
Também lá estão os homens que não aprenderam a ler. Olham-nos e esperam que digamos simplesmente: Bom dia!, que dá o mote à conversa. E lá porque na sua geração o lápis e o caderno foram trocados pela foice e pela enxada, estes homens têm todo o direito em participar nesta discussão e enriquecê-la com a partilha de saberes e opiniões neste espaço andarilho.