segunda-feira, 6 de junho de 2011

Uma Biblioteca para Todos!

Ao longo da semana que passou foram vários os utilizadores que manifestaram agrado pelo facto da Biblioteca Andarilha ter sido notícia no programa Portugal em Directo, exibido no passado dia 24 de Maio.
A D. Maria Monge Palma, residente em Baleizão, exteriorizou os seus sentimentos proferindo o seguinte comentário: "Matei saudades vossas, quando os vi na televisão. Se não fossem estes jovens não tinha acesso aos livros. Fiquei muito contente de vos ver".
São palavras como estas, ditas com sentimento, que nos dão alento para nos fazermos à estrada todos os dias, quer faça chuva ou faça sol, e servir o melhor possível quem utiliza este nosso espaço, uma Biblioteca intergeracional, com serviços dirigidos a crianças, jovens, adultos e idosos e que promove o acesso a este bem cultural que é a leitura.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Reportagem da Biblioteca Andarilha na RTP - PORTUGAL EM DIRETO



A Biblioteca Andarilha continua a ser notícia!
Visualize a reportagem exibida no dia 24 de Maio de 2011 (2ª parte aos 9:07 minutos), no programa Portugal em Directo  da RTP e fique a conhecer-nos melhor.   

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O som que anuncia a chuva e as leituras

Pensámos muito sobre o som que anunciaria a chegada da Biblioteca Andarilha a cada lugar e, porque na memória das comunidades, o som do Amola Tesouras ainda persiste anunciando a chegada da chuva, fazemos dele diariamente o convite para sair à rua e receber a Biblioteca Andarilha.

Hoje, assim que o som se escuta na aldeia, as mulheres saem à rua de avental no corpo e sacos com livros na mão, elas sabem que esta é a hora de escolher as leituras que as vão acompanhar nos próximos quinze dias. A língua solta-se tagarela e vamos perebendo do que gostam, do que precisam e o que esperam de nós.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um serviço personalizado...


No passado Verão, enquanto percorriamos as ruas da aldeia nova em  Baleizão, surgiu à porta de sua casa, uma senhora a acenar na nossa direcção, parámos, baixámos o som que nos anunciava e a senhora perguntou-nos se poderia ter acesso ao nosso serviço. Saímos imediatamente da Biblioteca Andarilha e constatámos que a senhora, D. Ana Palma, estava condicionada a uma cadeira de rodas.
Aquela não era a rua assinalada com a Paragem de Leitura, mas a partir desse dia, em vez de duas paragens  em Baleizão, passámos a realizar mais numa, e que bem que nos sabe o sentimento de dever cumprido.
Para além da D. Ana (no meio, foto em cima) quem também tirou beneficio deste serviço ao domicílio, foram as suas vizinhas, D. Mariana (à esquerda) e  D. Cecília (à direita), que levam leituras para elas e para os netos.
A D. Ana para além de fazer as suas malhas e de cuidar das suas plantas, passa o tempo na companhia de livros de poesia e de medicinas alternativas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vamos semear a palavra!

 


Na passada sexta-feira, o Externato António Sérgio, em Beringel, promoveu uma tarde de actividades denominada "Ler é conhecer e aprender", no âmbito da qual a Biblioteca Andarilha deu o seu contributo.
O jardim  foi  fonte de inspiração para se ouvirem e contarem estórias, que deram o mote a  actividades de escrita criativa, realizadas com as turmas de quintos e sextos anos. 
Diz quem lá passou, que o jardim estava mais belo do que o costume. Talvez porque os jardins só são verdadeiramente genuínos se, para além das árvores e flores, estiverem repletos de gente, ou então porque os textos elaborados pelas crianças lhe deram mais vida e cor.
Se alguém souber o verdadeiro motivo de tanta beleza, deixe neste espaço o seu parecer.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Biblioteca Andarilha ...


... quinzenalmente percorre pela manhã as ruas de Nossa Senhora das Neves e apregoa a chegada ao som do Amola Tesouras. Na Paragem de Leitura, os homens que aguardam pela leituras frescas acabadinhas de sair, sabem que aquele é o som que traz as leituras. Uns leiem tudo ao pormenor e não deixam escapar as notícias da actualidade, outros porque a vista já não vê bem, lêem as "letras grandes" e observam as imagens. 
Cria-se alí no meio do largo, uma discussão motivada pelas leituras e opiniões de cada um.
Também lá estão os homens que não aprenderam a ler. Olham-nos e esperam que digamos simplesmente: Bom dia!, que dá o mote à conversa. E lá porque na sua geração o lápis e o caderno foram trocados pela foice e pela enxada, estes homens têm todo o direito em participar nesta discussão e enriquecê-la com a partilha de saberes e opiniões neste espaço andarilho.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Histórias de Vida... na Trindade

Na passada quinta-feira fizemos  mais uma Paragem de Leitura na Trindade, onde a maior parte dos nossos utilizadores é do sexo feminino. As suas escolhas de leitura não divergem muito de utilizadora para utilizadora, sendo notável um gosto especial pelas histórias de vida.
A Biblioteca Andarilha, para além de espaço de troca e empréstimos de livros e saberes, é também um local de discussão e partilha de leituras entre as nossas utilizadoras. 

 

A D. Maria Lucilia Severino, natural da Trindade e utilizadora assídua da Biblioteca Andarilha, revelou-nos alguns dos livros de que mais gostou: Marcada para sempre, Despedaçada, O Filho Perdido e A Menina mais Triste do Mundo.

Se os seus gostos se encontram dentro deste género literário, partilhe connosco alguns dos livros que já leu e aguçe a curiosidade a outros leitores.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Biblioteca Andarilha e as Escolas

A Biblioteca Andarilha tem desempenhado um papel importante junto da comunidade estudantil mais jovem, este facto traduz-se através do aumento de empréstimos realizados pelas Escolas Básicas de: Mombeja, Nossa Senhora das Neves, S. Matias e Trigaches, que marcam presença habitual na Paragem de Leitura em Meio Rural. 

  

    

              

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novidades!


 Estas e outras novidades na sua Paragem de Leitura!

  
    
   

segunda-feira, 28 de março de 2011

As Princesas do Monte da Juliana...

Era uma vez três princesas que viviam num...



Este seria um bom começo de uma história, mas é mesmo realidade. As três meninas recebem a Biblioteca Andarilha com grande entusiasmo. São elas que escolhem os livros que querem levar, e apesar da pouca idade já conhecem muitas histórias.  Desta vez divertiram-se com o livro que rima e brinca com as palavras, Gato Sapato.
"Torcato era um gato muito pacato"...

...É assim que marcamos a diferença nas tardes passadas no Monte da Juliana. 
Também a D. Maria,  aguarda por nós para fazer os seus empréstimos, consultar os periódicos e conversar um pouco, enfim distrair e desfrutar da companhia, que noutros tempos não era tão escassa. O Equador, de Miguel Sousa Tavares, foi o livro escolhido pela nosso utilizadora. 

A todos os utilizadores, a Biblioteca Andarilha deseja uma óptima semana e boas leituras.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

Primavera

Primavera,
ainda bem que vieste!
Quem me dera
poder cantar-te ufano
esta esperança que me deste
e eu mato e renovo a cada ano

Assim
sozinho e nu de fantasias,
tal como nasci,
abro-te as mãos vazias
e no meu canto contrafeito
te agradeço
pois não esqueço
que era tua
esta ânsia de amar
que se insinua
no meu peito!

in: Poemas da Vida, José Moedas 


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Poesia!

Com a chegada da Primavera avista-se o sol, os dias mais amenos aquecem-nos o corpo... e  a poesia aquece-nos a alma,  permite-nos imaginar, sonhar e sentir, desperta os pensamentos entorpecidos.
A todo este calor a  Biblioteca Andarilha dá o seu contributo, deixando aos seus utilizadores a melhor companhia para estes dias. Ora vejam só...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bem-haja...


No decorrer deste ano e meio de serviço prestado pela Biblioteca Andarilha, foram muitos os quilómetros rodados e muitas as paragens de leitura  que propiciaram a criação de laços com as comunidades rurais envolvidas.
Foi sendo construída uma cumplicidade entre os leitores/utilizadores  e os técnicos  deste serviço de extenção à comunidade, que muito mais que livros, revistas, jornais e acesso à internet, dá azo a confidências, a partilhas dos afazeres do dia-a-dia e a procura de conselhos e opiniões.
A  Biblioteca Andarilha é, em muitas das localidades  abrangidas pelo  itinerário,  uma das poucas atracções do dia-a-dia de quem lá reside e permanece. Perante esta situação que se vive no Alentejo, onde cada vez mais as pessoas vivem sozinhas e isoladas, onde não há lugar para a comunicação e muito menos para a escuta, é notável a diferença que a nossa presença faz na vida dessas pessoas. É por isso que a D. Francisca vem e nos oferece um bolo, tal como a D.Custódia Silva, do Porto de Peles, ou a Patricia Severino da Trindade que nos adoçou a boca com uns bombons. E então a D. Maria de Fátima Roque, de Trigaches que nos ofereceu fruta quando ao rigor do calor andávamos de freguesia em freguesia sem ceder... ah, recordo ainda a D. Custódia Pratas, da Mina da Juliana, que nos dias mais frios vem com o chá, para nos aconchegar, tal como as utentes do Centro de Dia de Quintos que tanto querem partilhar o lanche connosco. Não esquecendo a salsa, os coentros e a hortelã da ribeira que o Sr. Emílio, do Monte da Juliana nos oferece, porque tem que ceifar a horta!
E são estes pequenos grandes gestos que engrandessem a nossa actividade dia após dia...

A todos os utilizadores um grande bem haja, é por todos eles que a Biblioteca Andarilha sai para a estrada nos dias de sol, nos dias de chuva, quer esteja frio ou calor, não importa. Perante a democratização cultural existente, é importante permitir que todas as pessoas tenham acesso a alguns bem culturais, no nosso caso é a partilha de leituras.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Escritos de Mulheres



Amanhã dia 8 de Março, comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher, para celebrar esta data, a Biblioteca Andarilha preparou para si um destaque intitulado "Escritos de Mulheres", disponibilizando uma diversidade de documentos escritos no feminino.
Espere por nós na Paragem de Leitura da sua localidade e faça o seu empréstimo!



 Para si que é Mulher...

Mulher

Mulheres,
Milhares,
Várias,

Elas,
Entre elas, você:
Que chora,
Que ri,
Que ama,
Que sofre,
Que possui,
Que necessita,
Que fala,
Que se cala,
Que manda,

Que obedece,
Que sente a pureza feminina.
Só você revela a beleza do mistério feminino.
Só você vive a essência da emoção feminina.
Só você exala o perfume da alma feminina.
Só você sente o calor da natureza feminina.
Só você inspira canções, poesias, poemas...
Só você sabe o que é ser mulher.

de Norma Aparecida Sousa Amorim

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mais um Poeta...


O Sr. José Joaquim Mateus, natural de Mombeja, fez os seus primeiros versos aos 15 anos. Naquela altura ninguém acreditava que tivesse tal jeito, mas com o tempo as dúvidas foram desfeitas.                                                        
Editou um livro de poesia popular "Os Meus Pensamentos", com o apoio da Junta de Freguesia e fez questão de oferecer  um exemplar à Biblioteca Andarilha.
Colaborou em duas compilações de poetas populares, aguarda agora apoio para a edição de novas poesias.
Na última paragem de leitura, o Sr. José Mateus presentiou-nos com um poema da sua autoria intitulado: "Quando um homem chega aos 70". 


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Andarilhando pelas Escolas

A Biblioteca Andarilha, realizou mais uma actividade de  animação e promoção da leitura, contemplando  desta vez o jardim-de-infância de Trigaches.
Quem não ficou indiferente à nossa intervenção foram os docentes e alunos do primeiro ciclo da escola desta localidade,  que fizeram questão de solicitar marcação. 
Estas sessões funcionam mediante marcação prévia, efectuada junto dos técnicos da Biblioteca Andarilha e são realizadas nos dias que coincidem com as paragens de leitura de cada freguesia.
A nossa acção tem o intuito de estimular o prazer pelo livro e pela leitura através de estratégias criadas e adaptadas às diferentes faixas etárias.




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alentejo... Terra de Poetas!


Há muito que a  planície alentejana inspira poetas e escritores!

Com o intuito de divulgar os autores da nossa região, a Biblioteca Andarilha disponibiliza aos seus utilizadores um núcleo documental, constítuido por obras que caracterizam a região nas mais diversas áreas. A poesia, a gastronomia tradicional, o património, a crónica, o conto, é vasto o leque de temas e de autores que aguardam a sua leitura.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Amor...




Que filtro embriagante
Me deste tu a beber?
Até me esqueço de mim
E não te posso esquecer.

Florbela Espanca (1894- 1930) 


O cupido anda à solta...
... e a Biblioteca Andarilha foi atingida por uma das suas setas!
Ao aproximar-se o Dia de S. Valentim, abra o seu coração e desfrute da leitura das mais belas histórias de amor.
Encontre-nos na paragem de leitura da sua localidade e surpreenda-se!




   

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tanto frio...



Apesar das temperaturas baixas que se fizeram sentir na última semana, o sol ainda  espreitou entre as nuvens. Houve mesmo quem aproveitasse para aquecer um pouco o corpo, procurando os lugares onde os raios de sol incidiam. Não indiferente a este facto, a Biblioteca Andarilha encarrega-se do resto e aquece a alma dos utilizadores que quinzenalmente esperam por nós para fazerem os seus empréstimos, consultarem os periódicos e partilharem um pouco dos afazeres do dia-a-dia.






Para além da partilha e da generosidade da população da Mina da Juliana, a Biblioteca Andarilha foi presenteada com a beleza natural que a caracteriza.
À hora de regressar o sol já ia baixo,  mas a sua grandiosidade era a mesma!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sugestão...



A D. Angelina Rosa Dias, residente em Vila Azedo, tem sempre livros por companhia, diz que a leitura lhe exercita a memória e confessou-nos que por vezes é tão grande o entusiasmo, que deixa as tarefas domésticas para mais tarde.
Perante as diferentes ofertas  literárias de que dispomos, tem preferência pelas histórias de vida e romances, dando especial destaque à escritora Nora Roberts. Das  várias  trilogias que  leu da autora, sugere  a Trilogia no Jardim: A Dália Azul, A Rosa Negra.
"São lindos, lindos", disse.
Aguarda agora a disponibilidade do terceiro volume O Lírio Vermelho, que completa esta trilogia.
Para quem gosta especialmente de romances fica aqui a sugestão da D. Angelina. Faça já a reserva na Biblioteca Andarilha!

 



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A presença e a simpatia a que os nossos leitores já nos habituaram...


No inicio de mais um ano ao serviço das comunidades rurais, a Biblioteca Andarilha, continua a contar com a presença dos seus fiéis leitores.
O Sr. José Damásio Soares e  sua esposa, a D. Margarida Patriarca, residentes em Santa Clara de Louredo, ambos reformados, continuam a utilizar a Biblioteca Andarilha, para requisitarem quinzenalmente, livros. A D.  Margarida prefere a companhia de romances e poesia popular. Só eles a ajudam a passar as muitas horas vagas e a esquecer as dores que teimam em não a deixar realizar as actividades domésticas da vida diária.
Já o Sr. José Soares, entre a ajuda que presta à esposa e os livros que nos solicita, cuja temática está quase sempre relacionada com a guerra colonial, tem ainda uma actividade de que muito se orgulha, a construção de peças de artesanato em miniatura elaboradas em cortiça e madeira.
Entre as charruas, arados, máquinas debulhadoras e muitos outros instrumentos agricolas rudimentares, destaca-se a construção de monumentos históricos do nosso concelho, entres os quais o Castelo de Beja, e a sua majestosa torre  de menagem, património da nossa cidade... e tudo feito ao pormenor em madeira e cortiça! Divulgaremos brevemente  fotografias de algumas dessas peças. Esteja atento!