segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Biblioteca Andarilha na Semana Aberta

Viver e Usar
A Câmara Municipal de Beja promove  a 1ª Semana Aberta nas freguesias rurais do concelho,   a ter lugar na Trindade, de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro.
Durante estes dias, o Município de Beja concentrará esforços no acompanhamento da freguesia da Trindade e da sua população, quer pelo executivo, quer pelas diversas áreas de actuação dos serviços da Câmara.

A Biblioteca Andarilha dá o seu contributo, realizando leituras de porta em porta que convidam a todos, no dia 3 de Fevereiro pelas 19 horas, a assistir à projecção de um excerto das  imagens recolhidas no dia 6 de Janeiro, na representação do “Auto de Natal - O Presépio” pelas pessoas da Trindade (baseado num livro com o texto desse auto que tem vindo a passar de pais para filhos com o compromisso de o levar à cena e de o divulgar).


LOA
Quatro mil anos seguidos
Chorou o mundo em pecado
Esperando o tão desejado
Messias

Messias o filho de Deus
Que a Adão foi prometido
Para que o mundo perdido
Restaurasse

Alegrai-vos triste mundo
Que há-de vir em vossos dias
O vosso esperado Messias
Deus menino

Vereis por glória vossa
Esta noite esse portento
Seu excelso nascimento
Tão divino.

 in Auto de Natal "O Presépio", autor desconhecido.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Outras Bibliotecas Itinerantes...

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro presta o serviço de leitura itinerante através do Bibliomóvel, que  percorre as dezanove freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pequenos grandes utilizadores



Ao longo do nosso percurso temos contado frequentemente com a presença de avós e netos que dão sentido ao trabalho que relizamos.

De tal é exemplo, a D. Domingas e o Marcos, utilizadores do nosso espaço na Paragem de Leitura em Santa Clara de Louredo.

Sem que nos apercebêssemos, a pouco e pouco, a Biblioteca Andarilha tem vindo a criar necessidades de intervenção, nomeadamente ao nível da promoção de competências pré-leitoras em crianças do meio rural.

Estas e outras constatações são estímulos para a criação de projectos de intervenção nesta área.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sigam a Estrela…venham ver o Presépio da Trindade!

 

Pedimos à D. Mariana Lopes, que nos deixasse partilhar um pouquinho das conversas que temos tido a propósito do LIVRO.
Ela deixou... Mostrou-nos o LIVRO que recebeu de família e enquanto o folheava e falava do mistério que ele encerra, vão entrando na conversa e no salão, as pessoas que com ela dão corpo a uma das mais genuínas manifestações culturais do Baixo Alentejo: o Presépio da Trindade.
Pela porta vão entrando, bem protegidos do frio, os personagens que fazem a história: a Nª Senhora, o tonto Cosme, Gabriel, Soldados, o pastor alarve, os Centuriões, o poderoso Herodes, os Reis Magos - sentam-se em torno da mesa, com camilha improvisada, à espera de serem chamados para entrar em cena.
Disse-nos quem sabe: que o Auto é único, que no concelho de Beja também se fez em S. Matias e em Santa Clara do Louredo (Boavista), que não se apresentava já há alguns anos.  
Na próxima sexta - feira, quando derem as 21.00H, estaremos de novo na Trindade, desta vez a assistir à apresentação. Estaremos torcendo para que cada frase saia sem tropeço e tudo corra melhor do que imaginaram os que, nas últimas semanas, o ensaiam no salão do Centro Paroquial da Trindade.
Para lá chegar, basta entrar na aldeia, sempre a direito, até que o branco e a escadaria da igreja, prendam o olhar. Venham bem agasalhados, a noite vai estar fria. Desde o princípio dos tempos que os Reis chegam sempre nas noites frias.
Cheguem cedo para não perderem… a abertura cantada pelos homens, o correr titubeante do pano de cena, os versos da Loa ditos por quem ainda sabe. Sigam a estrela e venham aquecer a Alma.
Obrigada pelo presépio D. Mariana.