segunda-feira, 28 de março de 2011

As Princesas do Monte da Juliana...

Era uma vez três princesas que viviam num...



Este seria um bom começo de uma história, mas é mesmo realidade. As três meninas recebem a Biblioteca Andarilha com grande entusiasmo. São elas que escolhem os livros que querem levar, e apesar da pouca idade já conhecem muitas histórias.  Desta vez divertiram-se com o livro que rima e brinca com as palavras, Gato Sapato.
"Torcato era um gato muito pacato"...

...É assim que marcamos a diferença nas tardes passadas no Monte da Juliana. 
Também a D. Maria,  aguarda por nós para fazer os seus empréstimos, consultar os periódicos e conversar um pouco, enfim distrair e desfrutar da companhia, que noutros tempos não era tão escassa. O Equador, de Miguel Sousa Tavares, foi o livro escolhido pela nosso utilizadora. 

A todos os utilizadores, a Biblioteca Andarilha deseja uma óptima semana e boas leituras.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

Primavera

Primavera,
ainda bem que vieste!
Quem me dera
poder cantar-te ufano
esta esperança que me deste
e eu mato e renovo a cada ano

Assim
sozinho e nu de fantasias,
tal como nasci,
abro-te as mãos vazias
e no meu canto contrafeito
te agradeço
pois não esqueço
que era tua
esta ânsia de amar
que se insinua
no meu peito!

in: Poemas da Vida, José Moedas 


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Poesia!

Com a chegada da Primavera avista-se o sol, os dias mais amenos aquecem-nos o corpo... e  a poesia aquece-nos a alma,  permite-nos imaginar, sonhar e sentir, desperta os pensamentos entorpecidos.
A todo este calor a  Biblioteca Andarilha dá o seu contributo, deixando aos seus utilizadores a melhor companhia para estes dias. Ora vejam só...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bem-haja...


No decorrer deste ano e meio de serviço prestado pela Biblioteca Andarilha, foram muitos os quilómetros rodados e muitas as paragens de leitura  que propiciaram a criação de laços com as comunidades rurais envolvidas.
Foi sendo construída uma cumplicidade entre os leitores/utilizadores  e os técnicos  deste serviço de extenção à comunidade, que muito mais que livros, revistas, jornais e acesso à internet, dá azo a confidências, a partilhas dos afazeres do dia-a-dia e a procura de conselhos e opiniões.
A  Biblioteca Andarilha é, em muitas das localidades  abrangidas pelo  itinerário,  uma das poucas atracções do dia-a-dia de quem lá reside e permanece. Perante esta situação que se vive no Alentejo, onde cada vez mais as pessoas vivem sozinhas e isoladas, onde não há lugar para a comunicação e muito menos para a escuta, é notável a diferença que a nossa presença faz na vida dessas pessoas. É por isso que a D. Francisca vem e nos oferece um bolo, tal como a D.Custódia Silva, do Porto de Peles, ou a Patricia Severino da Trindade que nos adoçou a boca com uns bombons. E então a D. Maria de Fátima Roque, de Trigaches que nos ofereceu fruta quando ao rigor do calor andávamos de freguesia em freguesia sem ceder... ah, recordo ainda a D. Custódia Pratas, da Mina da Juliana, que nos dias mais frios vem com o chá, para nos aconchegar, tal como as utentes do Centro de Dia de Quintos que tanto querem partilhar o lanche connosco. Não esquecendo a salsa, os coentros e a hortelã da ribeira que o Sr. Emílio, do Monte da Juliana nos oferece, porque tem que ceifar a horta!
E são estes pequenos grandes gestos que engrandessem a nossa actividade dia após dia...

A todos os utilizadores um grande bem haja, é por todos eles que a Biblioteca Andarilha sai para a estrada nos dias de sol, nos dias de chuva, quer esteja frio ou calor, não importa. Perante a democratização cultural existente, é importante permitir que todas as pessoas tenham acesso a alguns bem culturais, no nosso caso é a partilha de leituras.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Escritos de Mulheres



Amanhã dia 8 de Março, comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher, para celebrar esta data, a Biblioteca Andarilha preparou para si um destaque intitulado "Escritos de Mulheres", disponibilizando uma diversidade de documentos escritos no feminino.
Espere por nós na Paragem de Leitura da sua localidade e faça o seu empréstimo!



 Para si que é Mulher...

Mulher

Mulheres,
Milhares,
Várias,

Elas,
Entre elas, você:
Que chora,
Que ri,
Que ama,
Que sofre,
Que possui,
Que necessita,
Que fala,
Que se cala,
Que manda,

Que obedece,
Que sente a pureza feminina.
Só você revela a beleza do mistério feminino.
Só você vive a essência da emoção feminina.
Só você exala o perfume da alma feminina.
Só você sente o calor da natureza feminina.
Só você inspira canções, poesias, poemas...
Só você sabe o que é ser mulher.

de Norma Aparecida Sousa Amorim