segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tanto frio...



Apesar das temperaturas baixas que se fizeram sentir na última semana, o sol ainda  espreitou entre as nuvens. Houve mesmo quem aproveitasse para aquecer um pouco o corpo, procurando os lugares onde os raios de sol incidiam. Não indiferente a este facto, a Biblioteca Andarilha encarrega-se do resto e aquece a alma dos utilizadores que quinzenalmente esperam por nós para fazerem os seus empréstimos, consultarem os periódicos e partilharem um pouco dos afazeres do dia-a-dia.






Para além da partilha e da generosidade da população da Mina da Juliana, a Biblioteca Andarilha foi presenteada com a beleza natural que a caracteriza.
À hora de regressar o sol já ia baixo,  mas a sua grandiosidade era a mesma!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sugestão...



A D. Angelina Rosa Dias, residente em Vila Azedo, tem sempre livros por companhia, diz que a leitura lhe exercita a memória e confessou-nos que por vezes é tão grande o entusiasmo, que deixa as tarefas domésticas para mais tarde.
Perante as diferentes ofertas  literárias de que dispomos, tem preferência pelas histórias de vida e romances, dando especial destaque à escritora Nora Roberts. Das  várias  trilogias que  leu da autora, sugere  a Trilogia no Jardim: A Dália Azul, A Rosa Negra.
"São lindos, lindos", disse.
Aguarda agora a disponibilidade do terceiro volume O Lírio Vermelho, que completa esta trilogia.
Para quem gosta especialmente de romances fica aqui a sugestão da D. Angelina. Faça já a reserva na Biblioteca Andarilha!

 



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A presença e a simpatia a que os nossos leitores já nos habituaram...


No inicio de mais um ano ao serviço das comunidades rurais, a Biblioteca Andarilha, continua a contar com a presença dos seus fiéis leitores.
O Sr. José Damásio Soares e  sua esposa, a D. Margarida Patriarca, residentes em Santa Clara de Louredo, ambos reformados, continuam a utilizar a Biblioteca Andarilha, para requisitarem quinzenalmente, livros. A D.  Margarida prefere a companhia de romances e poesia popular. Só eles a ajudam a passar as muitas horas vagas e a esquecer as dores que teimam em não a deixar realizar as actividades domésticas da vida diária.
Já o Sr. José Soares, entre a ajuda que presta à esposa e os livros que nos solicita, cuja temática está quase sempre relacionada com a guerra colonial, tem ainda uma actividade de que muito se orgulha, a construção de peças de artesanato em miniatura elaboradas em cortiça e madeira.
Entre as charruas, arados, máquinas debulhadoras e muitos outros instrumentos agricolas rudimentares, destaca-se a construção de monumentos históricos do nosso concelho, entres os quais o Castelo de Beja, e a sua majestosa torre  de menagem, património da nossa cidade... e tudo feito ao pormenor em madeira e cortiça! Divulgaremos brevemente  fotografias de algumas dessas peças. Esteja atento!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em Trigaches ainda se cantam as Janeiras...

No dia 7 de Janeiro a Biblioteca Andarilha foi surpreendida pelos alunos da EB1 de Trigaches, que  sairam pelas ruas da aldeia a cantar as Janeiras.
As quadras em baixo publicadas e com as quais esta escola presenteou a população, são fruto de uma recolha de tradição oral, realizada pelos alunos e docentes há algum tempo atrás nesta freguesia.